Limeira, sangue do meu sangue

Câmara lança campanha para estimular a doação de sangue

Data de publicação: 30/06/2021 10:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Limeira, sangue do meu sangue
Limeira, sangue do meu sangue

A Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, lança, nesta quarta-feira, 30 de junho, a campanha “Limeira, sangue do meu sangue”, com o objetivo de estimular a doação de sangue na cidade, principalmente nessa época de pandemia. A campanha é permanente e atende à Resolução 792/2021, de autoria do vereador Dr. Júlio (DEM). De acordo com a Santa Casa de Limeira, todos os tipos sanguíneos são necessários, porém os tipos O- e O+ estão em maior escassez.

A doação de sangue pode ser feita no banco de sangue da Santa Casa de Limeira, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, e aos sábados das 7h às 11h. Aos sábados há restrição de senhas, por isso é importante dar preferência para fazer a doação no primeiro horário, para garantir o atendimento.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar saudável e apresentar documento de identificação com foto, pode ser RG ou CNH, e também o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (CNS). No dia da doação é necessário que o doador tome café da manhã e não almoce.

Quem tem menos de 16 anos precisa estar acompanhado por um responsável, já quem tem mais de 60 anos só pode doar se já fez doação ao longo da vida, do contrário, por lei, somente pessoas de até 60 anos podem doar.

Quem tem tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva só pode doar um ano após o procedimento. Para informações sobre doações de sangue ligue 3446 6115 ou 3446 6124.

Doação e covid-19

Por causa do isolamento social, as doações de sangue caíram em todo o país, porém a necessidade de doações continua, mesmo durante a pandemia. A Santa Casa informou que todos os protocolos sanitários estão sendo adotados para garantir a saúde dos doadores, antes da doação também é feita uma triagem para saber se o voluntário apresenta algum sintoma. 

Outra recomendação é que se o voluntário estiver com algum sintoma de covid, como coriza, tosse, febre, perda de olfato ou paladar, diarreia, dor no corpo ou falta de ar, por exemplo, nem deve sair de casa para doar. 

Quem já teve covid, sintomático ou assintomático, pode doar, porém, após o período de 15 dias da infecção ainda precisa esperar mais um mês para poder fazer a doação.

Para quem acabou de se vacinar contra a covid-19, precisa esperar 48 horas para fazer a doação se tiver tomado a Coronavac, ou sete dias se forem as demais vacinas.

Estímulos à doação de sangue

Em Limeira, há legislação aprovada com o objetivo de estimular a doação de sangue, como a Lei 3276/2001, que concede isenção de taxas em concursos públicos; a Lei 5597/2015, que reserva cadeiras cativas no Teatro Vitória para espetáculos; e a Lei 5669/2016, que concede desconto no pagamento da taxa de inscrição em corridas realizadas em Limeira para doadores de sangue. Há também o Decreto Legislativo 26/2015, que institui o prêmio “Solidariedade - Um Gesto que Salva Vidas”, para as empresas que incentivam a doação de sangue no município.

Ações da Escola Legislativa

Devido à pandemia de covid-19, as atividades presenciais estão suspensas na Câmara, porém as campanhas de conscientização atribuídas à Escola Legislativa continuam sendo realizadas por meio do site e das redes sociais da Casa, pelo  Youtube e pela página no Facebook e no Twitter.

*Com informações do Banco de Sangue da Santa Casa de Limeira