Ação foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Limeira
Com o objetivo de conscientizar a população contra a crueldade animal, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Limeira realizou nesta terça-feira, 29 de abril, uma ação para a divulgação da campanha Abril Laranja, na praça Toledo Barros. Os membros do colegiado entregaram panfletos da campanha para pedestres, motoristas e também nos comércios dos arredores.
Durante a ação, os vereadores falaram com munícipes sobre as leis da cidade que tratam de maus-tratos a animais, divulgaram a necessidade de fazerem denúncias quando virem situações de abuso e ouviram relatos dos cidadãos sobre casos que acontecem nos bairros e do quanto eles se importam com os animais.
A vereadora Tatiane Lopes (Avante), vice-presidente do colegiado, avaliou a ação como positiva. “É importante que a Comissão de Meio Ambiente vá às ruas informar sobre as legislações existentes contra os maus-tratos aos animais, para que a população saiba que existem os canais de denúncia, especialmente durante o Abril Laranja”, disse.
Abril Laranja
A campanha nasceu originalmente nos Estados Unidos, em 2006, por meio da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA), com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância do respeito à saúde e dignidade dos animais e prevenir os atos de maus-tratos e abuso.
Em Limeira, a campanha Abril Laranja foi instituída no Calendário Oficial do Município por meio da Lei Ordinária Nº 6707/2022, de autoria do ex-vereador Dr. Júlio César Pereira.
A Comissão
São atribuições dos membros da Comissão de Meio Ambiente fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.
Fazem parte do colegiado os vereadores Felipe Penedo (PL), presidente; Tatiane Lopes (Avante), vice-presidente; e Helder do Taxi (PSD), secretário.