Presidente foi convidado a participar de Câmara Técnica de Trabalho e trocou experiências com gestores de 14 cidades
O presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Everton Ferreira (PSD), tratou sobre aspectos relacionados à gestão pública da saúde em reunião realizada nesta quinta-feira, 24 de abril, em Guaratinguetá, na região do Vale do Paraíba. Houve troca de experiência com secretários municipais de 14 cidades, com o objetivo de desenvolver políticas públicas para a melhora da saúde da população.
“A Câmara Técnica de Trabalho trouxe questões ligadas principalmente ao trabalho desenvolvido por consórcios públicos na área da saúde e fornecimento de medicamentos aos pacientes da rede municipal”, disse o presidente.
Segundo Everton, que é um apaixonado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é de grande importância que o gestor entenda bem o orçamento público, sendo essencial o conhecimento aprofundado da Portaria nº 3.992/GM/MS, de 28 de dezembro de 2017, do Ministério da Saúde, que trata do financiamento e das transferências dos recursos federais para ações e serviços públicos de saúde do SUS. Entre os dispositivos destacados pelo parlamentar, está o artigo 4º da portaria, que fala do repasse de recursos do Fundo Nacional de Saúde.
“Atualmente um dos principais problemas enfrentados pelos gestores na área da saúde pública é a insegurança jurídica em implantar ações que podem ter um impacto positivo na vida das pessoas. Há ainda as dificuldades relacionadas à burocracia. Por isso, conhecer o orçamento público e a Portaria 3.992/2017 é um dos primeiros pontos de partida”, afirmou.
O presidente disse ainda que uma das alternativas vem sendo a adesão cada vez maior das prefeituras à contratação de consórcios públicos. Quando foi diretor da Secretaria de Saúde, Everton acompanhou a gestão do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Piracicaba (Cismetro) Limeira, que reúne 12 cidades da região.
“Os profissionais são credenciados no consórcio e o município, por meio dele, contrata o serviço conforme a demanda. É um modelo versátil, em que é possível ao gestor contratar uma solução para uma questão atual, não precisando comprometer o orçamento depois que o problema é resolvido”, declarou Everton.
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Everton Ferreira (PSD)
*Fotos do Gabinete parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.