Vereador ajudou a desmistificar tabus sobre o uso do acessório de segurança durante palestra
Autor da Lei Municipal N°5.833/2017, o vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB) realizou, no dia 25 de abril, mais uma palestra de conscientização sobre a doença de Alzheimer. Desta vez, o grupo de Terceira Idade Luz e Esperança, do Jardim São Francisco, esclareceu dúvidas acerca da demência e outros desafios do processo de envelhecimento. Segundo o parlamentar, o encontro teve também a presença da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Elizabete Jacon.
Dr. Marcelo aproveitou a oportunidade para reforçar os riscos de quedas entre os idosos e suas consequências. Mencionou o exemplo de duas participantes que estavam com bengala e alertou. “Não tenham vergonha de usar bengala. Ela pode evitar fatalidades. Não é exagero. Os números estão aí”, avisou o vereador.
Segundo dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, a estimativa entre os idosos com 80 anos ou mais, é que 40% sofram quedas todos os anos. Dos que moram em instituições de longa permanência, asilos ou casas de repouso, a frequência de quedas é ainda maior: destes, 50% podem cair.
De acordo com o parlamentar, as fraturas de quadril estão entre as mais graves e podem acarretar consequências sérias. Estima-se que metade dos idosos que sofrem esse tipo de lesão não conseguem recuperar a independência.
O encontro foi realizado no salão da Igreja São Francisco, também teve momentos de descontração, com música e dinâmica, e elogio do vereador, que também é médico geriatra, em relação à conduta das mais de 50 participantes. “Continuem ativas, compareçam, aprendam coisas novas, interajam. Isso também é saúde”, disse Dr. Marcelo.
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB)
*Fotos do Gabinete parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.