Representando a Prefeitura, Fabio Mariano e Marcelo Bueno foram ouvidos pela Comissão de Obras no Legislativo
A Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara de Limeira ouviu, nesta quinta-feira (17), os secretários municipais Fábio Mariano (Assuntos Jurídicos) e Marcelo Bueno dos Reis (Desenvolvimento, Turismo e Inovação) sobre um possível processo que viabilizaria a instalação da empresa Microsoft no município. O tema ganhou repercussão na imprensa local em 2024, o que motivou o colegiado a buscar esclarecimentos junto ao Poder Executivo. Durante a oitiva, os representantes da Prefeitura negaram a existência de qualquer tramitação que mencione o nome da multinacional.
A Comissão de Obras é formada pelos vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (Solidariedade), secretário. Todas as deliberações são registradas em ata. A reunião desta semana ocorreu no Plenário e foi transmitida Youtube, Facebook e site. O vídeo está disponível neste link. O presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira (PSD), participou.
Microsoft
Segundo Fábio Mariano, uma busca no sistema da Prefeitura pelo termo “Microsoft” não retorna nenhum registro. “Se pesquisar no sistema da Prefeitura o termo Microsoft não aparece nada relacionado. Não existe nenhum processo”, reforçou. O secretário explicou que há um processo administrativo em nome da empresa SAF Play, que atua em parceria com a CBRE — empresa especializada em consultoria imobiliária voltada a grandes corporações e multinacionais. “Fora isso, não há dados concretos de que exista uma relação jurídica com a Microsoft”, afirmou.
Zoneamento
Os parlamentares também discutiram a mudança de zoneamento promovida pela Prefeitura, que teve como justificativa a instalação de um empreendimento na área de tecnologia da informação. O Projeto de Lei Complementar Nº 18, de autoria do Executivo, alterou o Plano Diretor Territorial-Ambiental do Município e foi aprovado em agosto de 2024 pelo Legislativo.
Com a mudança na lei,a área antes classificada como rural passou a integrar a Macrozona Urbana, possibilitando a instalação de empresas. O local está situado na divisa com Santa Bárbara d’Oeste, próximo à Rodovia Luís Ometto e às estradas municipais LIM-159 e LIM-383.
O vereador João Bano relatou que, à época, houve pressão para que a Câmara aprovasse o projeto, sob a expectativa da vinda da Microsoft a Limeira. Segundo ele, o ex-prefeito Mario Botion chegou a citar o nome da empresa publicamente, durante participação em um programa de rádio, em outubro de 2024. “Não há nenhum papel, documento, que trate disso?”, questionou o parlamentar. Marcelo Bueno respondeu que, em 2024, atuava como diretor da secretaria e que o tema era tratado apenas como “datacenter”, sem menção ao nome da empresa.
Sumiço de documentos
Outro tema questionado pelos vereadores foi acerca de denúncia envolvendo o desaparecimento de documentos relacionados ao processo. A situação teria motivado a abertura de uma sindicância para apurar o caso. Marcelo Bueno confirmou que havia dois processos relacionados à mudança de zoneamento e à possível instalação de um empreendimento tecnológico, mas que um deles chegou a desaparecer. O documento, porém, foi posteriormente encontrado. “Misteriosamente, após a abertura da investigação, ele apareceu sobre uma mesa na recepção, em uma sala onde não havia ninguém”, relatou.
Quanto à continuidade da sindicância, o secretário afirmou que o objeto da apuração teria sido prejudicado, já que o documento foi localizado. Ainda assim, segundo ele, a Prefeitura segue em busca de esclarecimentos sobre o ocorrido.
Multinacional
A Comissão questionou se há possibilidade de retomar tratativas com a CBRE, seja para viabilizar a instalação da Microsoft em Limeira ou de outra empresa do setor tecnológico. Também foi perguntado se o atual prefeito, Murilo Félix (Podemos), chegou a entrar em contato com a multinacional. Marcelo Bueno informou que, assim que tomou conhecimento da situação, Murilo procurou a Investe São Paulo — Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. “Mas, pelo que sei, ele não obteve muitas respostas”, disse.
Agendamento
O colegiado deliberou pela retomada das discussões sobre a mudança de zoneamento e a utilização da área por empresas de tecnologia em nova reunião, marcada para o dia 22 de maio, às 13h30. Estão convidados para participar o ex-secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, José França Almirall, além dos secretários Fábio Mariano e Marcelo Bueno.