Vereadora cobrou melhorias na climatização das escolas municipais
A Prefeitura de Limeira respondeu ao Requerimento Nº 88/2025, protocolado pela vereadora Mariana Calsa (MDB), sobre a climatização das salas de aula da rede municipal. Segundo o documento, quase 78% das salas de aula ainda não possuem ar-condicionado, o que representa um desafio para a garantia de um ambiente escolar confortável e adequado ao aprendizado.
De acordo com a resposta enviada, no dia 2 de abril, pelo secretário Municipal de Educação, Antonio Montesano, a Secretaria disponibiliza ventiladores para todas as unidades escolares, mas das 772 salas existentes na rede municipal, apenas 172 contam atualmente com equipamentos de climatização. O dado preocupa a parlamentar, que tem feito visitas recorrentes às escolas e ouvido relatos de professores e gestores sobre o impacto das altas temperaturas no dia a dia escolar.
“Em dias de calor intenso, que têm sido cada vez mais frequentes, o desconforto térmico afeta diretamente a saúde, o bem-estar e o rendimento dos nossos estudantes. Precisamos garantir que as salas de aula ofereçam condições adequadas para o ensino”, destacou Mariana.
Segundo a vereadora, a climatização dos espaços escolares não é apenas uma demanda estrutural, mas uma necessidade pedagógica.“Estudos da área de educação e saúde comprovam que ambientes mais frescos e ventilados contribuem para maior concentração, redução da fadiga e melhoria no desempenho escolar”, completou a parlamentar. Além disso, ela explica ainda que o calor excessivo pode gerar quadros de mal-estar, principalmente em crianças pequenas.
Mariana Calsa informou que já visitou as 80 escolas municipais de Limeira e que vem consolidando sua atuação com foco na educação, fiscalização e no diálogo direto com a comunidade escolar. A parlamentar disse também que tem buscado o apoio de deputados para auxiliar nessa demanda, que vem afetando a educação municipal.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Mariana Calsa (MDB)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.