• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova criação do Fundo Municipal de Esportes em sessão ordinária

Câmara aprova criação do Fundo Municipal de Esportes em sessão ordinária

Proposta é de autoria da Comissão de Esporte, Cultura e Lazer do Legislativo

Data de publicação: 15/04/2025 13:23 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara aprova criação do Fundo Municipal de Esportes em sessão ordinária
Câmara aprova criação do Fundo Municipal de Esportes em sessão ordinária

Foi aprovado, na sessão ordinária desta segunda-feira, 14 de abril, o Projeto de Lei Nº 46/2025, de autoria da Comissão de Esporte, Cultura e Lazer da Câmara, que institui o Fundo Municipal de Esportes no Município de Limeira (FMEL), em consonância com a Lei Federal Nº 14.597/ 2023 (Lei Geral do Esporte). 

O objetivo, de acordo com o colegiado, é permitir a melhor gestão dos recursos destinados ao esporte, garantindo que os valores previstos no orçamento municipal sejam aplicados exclusivamente no setor esportivo. A proposta também visa fomentar e incentivar ações voltadas à prática esportiva, ao lazer e à recreação no município. 

O Fundo será constituído por receitas provenientes de dotações orçamentárias próprias, por meio da Lei Orçamentária Anual; créditos suplementares ou especiais; retornos financeiros e rendimentos de aplicações dos recursos do FMEL; contribuições, subvenções e doações de entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais; acordos, contratos, consórcios e convênios firmados com entidades públicas ou privadas; multas aplicadas por danos causados aos bens vinculados à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer; e valores arrecadados pela concessão onerosa do uso de bens públicos destinados à prática esportiva.

Estes recursos deverão ser aplicados exclusivamente no fomento, incentivo e desenvolvimento do esporte, lazer e recreação, tais como apoio a programas, projetos e eventos esportivos e recreativos de interesse público; concessão de auxílios e incentivos a atletas, associações esportivas e entidades sem fins lucrativos que promovam atividades esportivas na cidade; investimentos em infraestrutura esportiva de uso comunitário; e capacitação de profissionais ligados ao setor esportivo e recreativo.

“A iniciativa trará benefícios indiretos para a população, incluindo-se o acesso ampliado ao esporte para crianças, jovens e adultos, apoio a atletas e equipes municipais, fortalecimento das políticas públicas de esporte e lazer, e impacto significativo e positivo na movimentação e aquecimento da economia local”, justificaram os autores.

O projeto aprovado segue para apreciação do prefeito Murilo Félix para sanção ou veto. Se sancionado, será promulgado e publicado no Jornal Oficial do Município e passa a ser lei, cabendo ao Executivo a regulamentação.

Registrado em: esporte lazer