Participantes puderam esclarecer mitos e verdades sobre a doença; parlamentar é autor da Lei do Alzheimer
Autor da Lei Municipal Nº 5.833/2017, conhecida como Lei do Alzheimer, o vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB) realizou na sexta-feira, 11 de abril, palestra de conscientização sobre o tema com mais de 30 mulheres no Jardim Residencial Alto do Flamboyant.
Desta vez, o grupo de Terceira Idade Ebenézer, que se reúne semanalmente na Igreja Filadélfia, conheceu os “Mitos e Verdades sobre a Doença de Alzheimer”. “Compartilhar conhecimento é um propósito que vai ao encontro de algo que eu defendo: a informação salva vidas!”, mencionou o vereador, que também é médico geriatra.
Em formato mais dinâmico, a palestra envolveu diretamente as participantes, que contribuíram com perguntas estratégicas para direcionar o encontro.
Esquecimento, uso de medicamentos, isolamento social e hereditariedade foram alguns dos aspectos apontados. “Lembrar que esqueceu é um bom sinal”, disse, ao esclarecer as diferenças entre esquecimentos cotidianos decorrentes de diversas causas, como ansiedade, estresse ou insônia, por exemplo, dos sintomas do Alzheimer. “Esquecer a senha do banco é normal. Agora, tentar passar uma cédula de identidade na maquininha acreditando que é o cartão exige um outro olhar”, comparou. Da mesma forma, ele salientou que comprar os ingredientes para fazer a receita do bolinho de chuva e esquecer de adquirir o fermento, por exemplo, pode ser considerado normal, mas esquecer o que vai fazer com os ingredientes quando chega em casa do mercado requer investigação.
Além desses e outros exemplos, as orientações para promover a qualidade de vida na terceira idade foram enfatizadas, inclusive como meio de prevenção da demência e para retardar agravamento dos sintomas. “Além de reconhecer a importância dos grupos de terceira idade assistidos pelo Ceprosom, palestras como essa são uma oportunidade fundamental para reforçarmos a importância dos bons hábitos, como a prática da musculação, a socialização e os novos aprendizados para estimular o cérebro”, ponderou. Grupos de outros bairros também serão contemplados pelas palestras nas próximas semanas, segundo o parlamentar.
A Lei Municipal Nº 5.833/2017 estabelece parâmetros, referências, atribuições, objetivos e metas a serem buscadas quando da instituição de uma política pública municipal para o Tratamento e Prevenção da Doença de Alzheimer em Limeira.
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB)
*Fotos do Gabinete parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.