• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Meio Ambiente averigua problemas de descarte de lixo em condomínio de chácaras

Comissão de Meio Ambiente averigua problemas de descarte de lixo em condomínio de chácaras

Moradores do Recanto dos Laranjais relatam falta de coleta e de ponto para descartar lixo 

Data de publicação: 10/04/2025 18:05 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Meio Ambiente averigua problemas de descarte de lixo em condomínio de chácaras
Comissão de Meio Ambiente problemas de descarte de lixo em condomínio de chácaras

Na reunião desta quinta-feira, 10 de abril, a Comissão de Meio Ambiente discutiu a dificuldade enfrentada pelos moradores do Recanto dos Laranjais para o descarte adequado do lixo produzido no local. Cerca de 120 famílias são proprietárias de chácaras no condomínio.  Para a próxima reunião do colegiado, marcada para o dia 17 de abril de 2024, às 15h, serão convidados representantes das secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Meio Ambiente e Agricultura. O tema será a coleta de lixo nos núcleos rurais em Limeira. 

Em relação ao Recanto dos Laranjais, os vereadores solicitaram informações à Prefeitura sobre a possibilidade de definir um local próximo para descarte tanto de forma provisória como definitiva. O vereador Helder do Táxi (MDB) disse que conversou com liderança da Associação de Proprietários da Chácara Recanto dos Laranjais que informou que havia uma caçamba em uma via de servidão a 50 metros do condomínio para recolhimento dos resíduos produzidos, mas foi retirada há dez dias.      

A Comissão recomendou ao Poder Executivo que estude a possibilidade de um local definitivo para esta ação nos vários núcleos regularizados da região. 

Sobre a Comissão

São atribuições dos membros fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental. 

Fazem parte do colegiado os vereadores Felipe Penedo (PL), presidente; Tatiane Lopes (Avante), vice-presidente e Helder do Taxi (PSD) secretário. As reuniões acontecem regimentalmente às quintas-feiras, às 15h. Todas as deliberações foram registradas em ata.