Moradores do Recanto dos Laranjais relatam falta de coleta e de ponto para descartar lixo
Na reunião desta quinta-feira, 10 de abril, a Comissão de Meio Ambiente discutiu a dificuldade enfrentada pelos moradores do Recanto dos Laranjais para o descarte adequado do lixo produzido no local. Cerca de 120 famílias são proprietárias de chácaras no condomínio. Para a próxima reunião do colegiado, marcada para o dia 17 de abril de 2024, às 15h, serão convidados representantes das secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Meio Ambiente e Agricultura. O tema será a coleta de lixo nos núcleos rurais em Limeira.
Em relação ao Recanto dos Laranjais, os vereadores solicitaram informações à Prefeitura sobre a possibilidade de definir um local próximo para descarte tanto de forma provisória como definitiva. O vereador Helder do Táxi (MDB) disse que conversou com liderança da Associação de Proprietários da Chácara Recanto dos Laranjais que informou que havia uma caçamba em uma via de servidão a 50 metros do condomínio para recolhimento dos resíduos produzidos, mas foi retirada há dez dias.
A Comissão recomendou ao Poder Executivo que estude a possibilidade de um local definitivo para esta ação nos vários núcleos regularizados da região.
Sobre a Comissão
São atribuições dos membros fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.
Fazem parte do colegiado os vereadores Felipe Penedo (PL), presidente; Tatiane Lopes (Avante), vice-presidente e Helder do Taxi (PSD) secretário. As reuniões acontecem regimentalmente às quintas-feiras, às 15h. Todas as deliberações foram registradas em ata.