Iniciativa pretende entender o protocolo seguido pela Prefeitura acerca do serviço de vistoria e zeladoria urbana
A vereadora Lu Bogo (PL) apresentou o Requerimento N° 147/25 referente aos serviços de poda e remoção de árvores em Limeira. De acordo com a parlamentar, o objetivo é obter informações a respeito do protocolo seguido pela Prefeitura sobre o serviço de zeladoria urbana; desde o pedido de vistoria de árvores até a execução do serviço de poda ou remoção, além do planejamento para o plantio de árvores em calçadas. A propositura foi encaminhada ao Poder Executivo no dia 25 de março.
“Diariamente recebemos pedidos de poda ou remoção de árvores. Muitos pedidos são atendidos, porém, há grande demora para realização do serviço. É preciso que seja feita uma força tarefa, um mutirão para analisar os pedidos e também para realizar os serviços. Não podemos deixar o munícipe esperando quase um ano para ter a sua árvore podada ou removida, neste intervalo há risco da árvore cair e causar maiores danos”, argumentou Lu Bogo.
A vereadora justificou o pedido enfatizando a importância de tornar Limeira uma cidade arborizada, trazendo melhorias na qualidade do ar, conforto ambiental, benefícios diversos para a população e também para a fauna local e meio ambiente de maneira geral. “Para termos os benefícios é preciso que as árvores estejam saudáveis, bem cuidadas e que não tragam risco à população. Que seja feito um mutirão de vistoria técnica e também para a realização dos serviços”, ressaltou a parlamentar.
O requerimento também questiona a respeito do planejamento para o plantio de árvores em calçadas.
Lu Bogo ainda ressaltou que por meio de mutirões realizados para verificar a saúde das árvores e realização dos serviços é possível que profissionais da área incentivem a população pela necessidade de plantar árvores, além da importância de informar sobre os benefícios e orientar para que sejam plantadas árvores que não danifiquem as calçadas e a rede elétrica.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Lu Bogo (PL)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.