Participam alunos do Ensino Fundamental II e Médio, com idade de 12 e 17 anos
As inscrições para as vagas remanescentes do projeto Câmara de Vereadores Juniores, da Câmara Municipal de Limeira, já estão abertas. As escolas têm até o dia 25 de abril para indicar dois alunos do Ensino Fundamental II e Médio, para representar um titular e um suplente na Casa de Leis.
Estudantes de 12 a 17 anos, matriculados em escolas públicas ou particulares da cidade podem participar. O regulamento do Parlamento Jovem e as fichas de inscrição são enviados às instituições pela Escola Legislativa Paulo Freire – cada escola realiza uma eleição interna para escolher seu representante, que, posteriormente, será diplomado como Júnior.
As instituições devem ainda encaminhar a ficha de inscrição para o e-mail escolalegislativa@limeira.sp.leg.br, com Termo de Participação e Autorização de Uso de Imagem e Voz, que podem ser baixadas por este link ou solicitadas por Whatsapp 19 98130 2736. Também é necessário um formulário por aluno, contendo as informações pessoais indicando quem será o titular e quem será o suplente.
Vereadores Juniores
A Câmara de Vereadores Juniores foi criada pela Resolução Nº 843/2023, como parte do projeto Parlamento Jovem. O grupo será formado por 21 alunos, com mandato de um ano. A organização do projeto está a cargo da Escola Legislativa Paulo Freire e da Comissão responsável, composta pelos vereadores Carlinhos do Grotta (PL), Helder do Táxi (PSD), Estevão Nogueira (Avante), João Bano (SD) e Dr. Marcelo Rossi (MDB).
Cada vereador júnior terá um vereador padrinho, que supervisionará seus trabalhos e encaminhará suas propostas ao Legislativo. As sessões ordinárias ocorrem bimestralmente, seguindo o mesmo protocolo das sessões oficiais da Câmara – os juniores poderão apresentar propostas sobre as áreas da educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, que serão lidas, discutidas e votadas.
Segundo a Escola Legislativa, o projeto visa proporcionar aos jovens experiência no processo democrático, ajudando-os a compreender o papel do Legislativo e como isso afeta diretamente as suas vidas enquanto cidadãos.