• Inicio
  • Notícias
  • Câmara Municipal realiza palestra e lança cartilha no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Câmara Municipal realiza palestra e lança cartilha no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicação As Cores Especiais de João é distribuída pelo Legislativo e ensina sobre respeito

Data de publicação: 03/04/2025 11:19 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Câmara Municipal realiza palestra e lança cartilha no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

    Câmara Municipal realiza palestra e lança cartilha no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

  • Material didático com linguagem voltada ao público infantil foi distribuído

    Material didático com linguagem voltada ao público infantil foi distribuído

  • Evento aconteceu no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

    Evento aconteceu no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

  • A palestra abordou a aplicação da Análise do Comportamento Aplicado (ABA)

    A palestra abordou a aplicação da Análise do Comportamento Aplicado (ABA)

  • Parlamentares, especialistas e ativistas pela causa do Transtorno do Espectro Autista estiveram presentes

    Parlamentares, especialistas e ativistas pela causa do Transtorno do Espectro Autista estiveram presentes

    Análise Aplicada do Comportamento em Contexto Escolar foi o tema abordado na palestra promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Escola Legislativa Paulo Freire na noite desta quarta-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Durante o evento a cartilha produzida pelo Legislativo "As Cores Especiais de João" foi lançada e distribuída  ao público.

    Estavam presentes no evento o presidente da Câmara Everton Ferreira (PSD), a vice-presidente Tatiane Lopes (Avante), as vereadoras Mara Isa Mattos (PL), Lu Bogo (PL)  e os vereadores Waguinho da Santa Luzia (PP), Helder do Táxi (PSD) e Elias Barbosa (PRTB).

    As entidades ativistas pelo Transtorno do Espectro Autista Colégio Brinkbem, Atendimento Municipal Especializado - Transtorno do Espectro Autista (AME-TEA), Centro de Especialização Municipal do Autista (CEMA), Grupo Inclusão Já, Clínica Atípica de Psicologia e os estudantes do curso de Psicologia da UNIP prestigiaram a solenidade.

    A palestra ministrada pela especialista em autismo, Maria Elisa Granchi Fonseca, abordou a aplicação da Análise do Comportamento Aplicado (ABA) com foco no ambiente escolar, tratando da educação inclusiva de crianças e jovens autistas no Brasil.

    A aplicação do método ABA busca entender como o ambiente afeta o desenvolvimento humano e objetiva oferecer um espaço seguro e diverso dentro das escolas, garantindo o aprendizado e o cuidado necessário aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fim de evitar a evasão escolar dessas crianças. 

    Maria Elisa também explicou as diferenças da aplicação do método durante o atendimento terapêutico e dentro do ambiente escolar; ambos contribuem para o desenvolvimento saudável de crianças e jovens.

    A palestrante ressaltou a importância da formação continuada e orientação aos professores com acompanhamento de especialistas, o que garante o conhecimento necessário para que esses profissionais possam lidar com comportamento diversos e diferentes níveis de suporte de TEA.

    Dados apresentados pela professora e psicóloga apontam que o Brasil caminha para ser um país totalmente inclusivo devido a aplicação de políticas públicas inclusivas que atendem necessidades geradas com o aumento exponencial da população autista brasileira.

    As Cores Especiais de João

    Produzida pela Escola Legislativa e pelo Núcleo de Multimeios da Câmara em parceria com a psicóloga Patrícia Tofoli, a cartilha com linguagem voltada ao público infantil, conta a história de João, um menino que enxerga o mundo e suas cores de forma especial e apresenta ao amigo uma nova perspectiva sobre diversidade e a beleza das diferenças.

    O material ainda aborda de forma lúdica algumas informações a respeito do Transtorno do Espectro Autista e ensina crianças a lidarem com os amigos atípicos de forma respeitosa.

    A versão online da cartilha será disponibilizada a partir desta quinta-feira, 3 de abril, no site da Escola Legislativa Paulo Freire e pode ser conferida por meio deste link.

    Registrado em: Palestra TEA