Projeto de lei protocolado pelo vereador auxilia na organização de ações já realizadas em prol dos idosos em vulnerabilidade social
O vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB) protocolou nesta segunda-feira , 31 de março, na Câmara Municipal o Projeto de Lei N° 50/2025 que institui o Banco Municipal de Fraldas Geriátricas de Limeira. Além de ajudar a organizar as ações isoladas já realizadas em prol dos idosos em vulnerabilidade social, a propositura reconhece o trabalho voluntário e incentiva mais doações.
“O Banco de Fraldas Geriátricas se tornará um elo importante entre a sociedade civil e o poder público, somando forças para enfrentar os desafios sociais e econômicos decorrentes do envelhecimento populacional, proporcionando dignidade aos idosos e amparo às famílias”, justificou o autor da propositura.
Apesar da existência de propostas nos âmbitos estadual e federal que visam a obrigatoriedade de fornecimento gratuito de fraldas geriátricas aos idosos carentes pelo poder público, ainda não existe lei sobre essa matéria.
O parlamentar enfatizou que, dessa forma, a proposta do banco é pertinente, considerando o potencial voluntário da cidade por meio de campanhas já feitas por escolas, igrejas, empresas, instituições e até mesmo grupos de amigos que unem para ajudar o próximo.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a população idosa de Limeira já passa de 50 mil habitantes. “Apesar dos avanços da medicina e das ações que visam promover a saúde, a qualidade de vida e a autonomia dos idosos, é incontestável que as demandas relacionadas à saúde e às questões sociais são crescentes, acompanhando os índices de longevidade”, acrescentou.
Em justificativa para a proposta, o parlamentar ainda citou os desafios enfrentados pela chamada “geração sanduíche” – composta em sua maioria por mulheres entre 30 e 50 anos que cuidam de filhos pequenos ou adolescentes, e também dos pais idosos. “Essa carga de trabalho também demanda custos que, por sua vez, não são supridos com os valores das aposentadorias e dos salários dos familiares”, enfatizou o vereador.
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.