Investimento da Prefeitura no local é de R$ 7 milhões; previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 12 meses
Os trabalhos de reforma e ampliação do Centro de Referência de Saúde e Lazer do Idoso foram fiscalizados pela Comissão de Obras e Planejamento da Câmara, nesta terça-feira, 1º de abril. O imóvel visitado fica na avenida Campinas e o investimento da Prefeitura na reestruturação do local é de R$ 7 milhões. Com as obras iniciadas em março deste ano, a previsão é de que sejam concluídas em 12 meses.
Participaram os vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Marcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Bano (Solidariedade), secretário. O colegiado foi guiado pelo mestre de obras Manoel Elias Pedrosa, da empresa R. Maluf Engenharia e Construções, responsável pela reforma, pela engenheira civil e gestora de contratos da Prefeitura, Tamara Oliveira, e ainda pelo engenheiro da Secretaria de Obra e Serviços Públicos, Rafael Justi Torrezan.
Os recursos investidos pela Prefeitura foram obtidos por meio da linha de crédito do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) junto à Caixa Econômica Federal.
Estrutura
Durante a diligência, uma das preocupações do colegiado foi em relação à necessidade de contenção das águas da chuva no imóvel e no entorno da avenida Campinas, que prejudicava o funcionamento do Centro do Idoso. O Executivo informou que o projeto contempla melhorias no sistema de drenagem.
Além disso, estão previstas a reforma da piscina, dos vestiários e a construção de áreas administrativas e de convivência. Conforme informado pela Prefeitura: “a piscina será totalmente reformulada, com a aplicação de impermeabilizante, revestimento e instalação de aquecedores mais potentes e modernos. Os vestiários também serão reconstruídos, incluindo pisos novos, peças sanitárias e design adaptado.”
Equipamentos de prevenção e combate a incêndio, pintura completa dos ambientes internos e externos, substituição de esquadrias, grades e vidros estão inseridos no projeto, bem como a jardinagem, a iluminação ornamental e a acessibilidade serão garantidos.
Histórico
Inaugurado em 2006, o Centro do Idoso atendia em média 1,5 mil idosos por mês, com aulas de hidroginástica, natação, tai chi, tênis de mesa, dança de salão, entre outras atividades. Também funcionava como Centro de Convivência, realizando festas e eventos comemorativos. Segundo a Prefeitura, desde que foi desativado, em 2020, o local passou a ser alvo de depredações e furtos, o que levou à necessidade de reformas nas áreas hidráulica e elétrica.