Segundo representantes, Prefeitura está trabalhando em áreas prioritárias da cidade
O cronograma de poda de mato e de recuperação das estradas e pontes rurais de Limeira foi tema tratado na reunião da Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara nesta quinta-feira, 27 de fevereiro. Segundo responsáveis pelo serviço, em 30 dias a Prefeitura finaliza a poda de mato de áreas críticas, como escolas e postos de saúde. Em relação às estradas rurais, a prioridade são as vias pelas quais passa o transporte escolar.
Além dos membros do colegiado, vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (SD), secretário; participaram da reunião o secretário de Obras, Celso Gonçalves, e os representantes da empresa Forty, André Pelegrini e Valter Jorge Paulo. Os vereadores Lu Bogo (PL), Estevão Nogueira (Avante), Mara Isa Mattos Silveira (PL), Waguinho da Santa Luzia (PP) e Felipe Penedo (PL) também acompanharam os trabalhos.
A Comissão de Obras e Planejamento Urbano é responsável por temas como serviços públicos, uso, ocupação e parcelamento do solo, e é formada pelos vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (SD), secretário. As reuniões ordinárias do colegiado acontecem às quintas-feiras, a partir das 13h30. Todas as deliberações são registradas em ata. A transmissão da reunião pode ser conferida na íntegra por meio dest link.
Poda de mato
Celso explicou que vários problemas prejudicaram a realização do serviço de poda de mato na cidade no início do ano, como o excesso de chuvas, que impediram o trabalho das equipes, e o Decreto de Emergência Financeira (Decreto Nº 9/2025), e que por isso, foi adotada a estratégia de priorizar áreas críticas da cidade, que atendem o maior fluxo de munícipes e que podem causar prejuízos na circulação de pessoas e veículos e risco à saúde de crianças. Dentro desta estratégia, segundo ele, os serviços estão sendo realizados primeiro em escolas, unidades básicas de saúde e áreas de grande circulação e que impedem a visibilidade no trânsito.
O secretário disse que acredita que dentro de 30 dias essas áreas prioritárias serão concluídas e os trabalhos retornarão à normalidade, se estendendo à limpeza dos bairros também.
Por sua vez, o representante da Forty explicou sobre o contrato que a empresa tem com o município desde 2002, falou das dificuldades enfrentadas por causa da interrupção do pagamento do serviço pela Prefeitura em 2024 e que acionou a Prefeitura judicialmente por causa disso. Com relação à poda de mato, Valter disse que a empresa está trabalhando com a capacidade de 60%, devido ao contingenciamento financeiro feito pelo Executivo, e que faz o atendimento conforme as ordens de serviço enviadas pela Secretaria de Obras. Ele pontuou que, dependendo da liberação de recursos, em 90 dias consegue alcançar toda a cidade.
Estradas e pontes rurais
A manutenção das estradas rurais também foi prejudicada pelo longo período chuvoso do início do ano, de acordo com o secretário. Da mesma forma que a poda do mato, a realização do serviço também está sendo feita por prioridades, neste caso, as vias nas quais transitam o transporte escolar serão atendidas primeiro.
Ele também destacou que a Prefeitura aguarda a liberação de verba destinada pelo deputado federal Miguel Lombardi (PL), no valor aproximado de R$4 milhões, que será destinada para a manutenção das seguintes vias: LIM 020, LIM 112, LIM 278, LIM 125, LIM 186, LIM 253, LIM 117, LIM 324, LIM 330, LIM 353 e LIM 379.
Sobre as pontes, Celso disse que a cidade tem cerca de 70 pontes de madeira e que não há recursos na Prefeitura suficientes para a substituição de todas elas, no entanto o prefeito Murilo Félix está buscando verbas para a substituição destas e também para a manutenção e conservação das estradas rurais.
Estrada da Balsa
Celso contou aos vereadores que a Estrada da Balsa já sofreu manutenção duas vezes neste ano, e que aguarda verba do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) que está destinada à pavimentação da via.
Lixo na área rural
A situação do acúmulo de lixo na área rural também foi abordada na reunião. O secretário explicou a regularização fundiária das chácaras vai solucionar parte do problema, uma vez que os condomínios serão obrigados a instalar caçambas em frente aos condomínios e o serviço de coleta de lixo da cidade fará a retirada do material.
Com relação à utilização de ecopontos para descarte de materiais indevidos, pediu apoio à Câmara para realizar uma campanha de conscientização para a população.
Jd Primavera
Os vereadores questionaram o secretário sobre a possibilidade de a Prefeitura realizar a poda do mato no Jardim Primavera. Celso explicou que o empreendimento ainda não foi entregue pela construtora e que possui diversas irregularidades que precisam ser sanadas antes que a municipalidade o receba. Por esse motivo, ele explicou que o Executivo não pode realizar a poda do mato no local, e que fará uma reunião com a Cataguá em breve e solicitará que ela execute o serviço. Caso a empresa não o faça, verificará os meios legais para que a Prefeitura possa fazer a capinação.
Ofícios
Para buscar atender às demandas dos munícipes presentes na reunião, a Comissão de Obras fez uma série de ofícios com questionamentos à Prefeitura. Confira: