Em 2024, celebra-se 93 anos da conquista
A vereadora Mariana Calsa (MDB) participou, nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, do evento em comemoração aos 93 anos da conquista do direito ao voto das mulheres, realizado pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Mococa.
A iniciativa faz parte das ações que antecedem o mês da mulher e teve como objetivo destacar a histórica luta das mulheres por direitos políticos, além de promover o debate sobre os desafios atuais para uma participação mais equitativa nos espaços de poder.
Durante o evento, Mariana fez um discurso sobre os avanços e os desafios enfrentados pelas mulheres na política. A parlamentar ainda ressaltou a importância de projetos criados por mulheres, que têm impacto direto na vida delas, e enfatizou a necessidade de incentivar mais mulheres a ocupar espaços de poder. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, as mulheres representam 53% do eleitorado, mas correspondem a apenas 17% das candidaturas eleitas.
Mariana explicou que o direito de votar e ser votadas foi garantido para as mulheres em 1932, com o Código Eleitoral assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, no dia 24 de fevereiro. “Por isso, a data é um marco importante dessa vitória histórica”, salientou a vereadora.
Mariana Calsa atuou como procuradora Especial da Mulher na Câmara de Limeira durante quatro anos e é atualmente a segunda procuradora adjunta. O órgão tem a missão de representar e defender os direitos das mulheres, recebendo e encaminhando denúncias de violência e discriminação, além de fiscalizar a execução de programas dos governos federal, estadual e municipal que visem à promoção da igualdade de gênero. A Procuradoria também coopera com organismos nacionais e internacionais, promovendo pesquisas e estudos sobre a violência e a discriminação contra as mulheres.
A pauta das mulheres é um dos pilares do mandato da vereadora, que já criou diversas leis e projetos voltados para a causa feminina, como a Lei Maria da Penha nas Escolas, a Lei que cria Grupos Reflexivos para homens agressores e o Projeto de Lei de Combate à Violência Obstétrica.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Mariana Calsa (MDB)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.