Serão homenageados agentes que ajudaram a salvar a vida de uma jovem
Na sessão ordinária desta segunda-feira, 17 de fevereiro, a Câmara Municipal de Limeira aprovou o Projeto de Decreto Legislativo Nº 15/2024, do vereador Helder do Táxi (PSD), que concede a Medalha de Bravura entre os Justos – Cabo Odilon Lopes aos agentes da Defesa Civil, Mibilicy Gonçalves, Camilo de Oliveira, José Roberto Fernandes Junior, Otacilio Bispo Jordão Filho e Luciana Alvez de Souza Marquez.
Segundo a propositura, um grupo de alunos de uma escola estadual relatou junto à base da Defesa Civil uma tentativa de suicídio, próximo a base de proteção, que fica sob o Ribeirão Tatu. Os agentes prestaram atendimento e acolheram a adolescente e solicitaram apoio da Guarda Civil Municipal e da direção da escola. “O suicídio é considerado um grave problema de saúde pública mundial e tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. É um fenômeno complexo e multifatorial que gera consequências desestruturantes na sociedade”, aponta o vereador.
Posteriormente a adolescente foi encaminhada até a unidade escolar e o Conselho Tutelar foi acionado para encaminhar a jovem aos familiares. Conforme a justificativa do projeto, por conta do sigilo e por preservar a identidade das vítimas, as tentativas de suicídio não são divulgadas.
“O acolhimento adequado, e os cuidados prestados nestas situações tornam estes agentes da Defesa Civil heróis sem capa, que, com toda perícia e empatia, salvam vidas, como da adolescente relatada acima, sem esperar nada em troca, tornando a entrega desta homenagem ainda mais especial”, concluiu o vereador Helder do Táxi.