Vereadores verificam condições de assoreamento da área, estratégica para afluentes do Ribeirão do Pinhal
Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, vereadores da Comissão de Meio Ambiente visitaram a área rural de Limeira para inspecionar as condições de assoreamento da represa Tabajara, situada na região do bairro Santa Helena. A principal preocupação do colegiado é que a represa faz parte da bacia hidrográfica responsável pelo abastecimento de água de Limeira, e o dano ambiental pode comprometer a sustentabilidade dessa reserva hídrica.
O assoreamento ocorre quando há acúmulo de sedimentos. No caso da represa Tabajara, a Comissão constatou um volume significativo de terra e resíduos orgânicos. As causas para o fenômeno são desconhecidas, pois dependem de um estudo técnico, mas os vereadores identificaram que a degradação tem se intensificado pela ação humana.
Durante a visita, o colegiado conversou com o morador da região, Gerson Latorre, ex-GCM e por 14 anos atuante no Pelotão Ambiental. Conhecedor da represa, ele observou que, nos últimos três anos, o assoreamento se agravou após intervenções feitas por particulares na estrada ao redor da área. A construção de cacimbas ao longo da estrada de terra batida, com o intuito de servir como bacias de detenção das águas pluviais, pode ter intensificado a movimentação de terra e o deslocamento de lama para dentro da represa.
A situação da represa é monitorada pela Comissão desde março de 2024, quando a Câmara recebeu a denúncia de assoreamento. Desde então, foram realizadas visitas e reuniões com a Prefeitura, Usina e proprietários de terras na região.
O presidente da Comissão para o biênio 2025-2026, vereador Felipe Penedo (PL) falou da importância de retomar a pauta na Câmara. “O ribeirão Tabajara é um dos córregos que estão na bacia do Pinhal, ou seja, faz parte de todo o acervo hídrico do município. A partir do que nós constatamos hoje, vamos levar essa situação ao Executivo para que sejam estudadas ações para o desassoreamento da represa e recomposição do córrego Tabajara”, afirmou.
Preocupados com a preservação dos recursos hídricos em Limeira, os vereadores também planejam visitar o complexo de represas e mananciais que abastecem a cidade. Outras diligências estão previstas para as próximas reuniões do colegiado.
Descarte de lixo
Durante a visita ao bairro rural, a Comissão também verificou uma denúncia de descarte irregular de lixo na estrada municipal João Sacchi (LIM-322). Nas imediações de uma fazenda histórica e nas proximidades da usina, foram encontrados acúmulos de resíduos domésticos. “Encontramos um cenário com certa gravidade. A partir disso, faremos apontamentos para que seja instalado um ecoponto apropriado tanto aqui nas imediações da usina Saíra, quanto na LIM-310, estrada próxima ao Tabajara”, descreveu Felipe Penedo.
Também participaram da diligência os vereadores Tatiane Lopes (Avante), vice-presidente, e Helder do Taxi (PSD), secretário da Comissão.