Lu Bogo assume Procuradoria Especial da Mulher

Aproximação com as comunidades é a proposta para o biênio 2025-2026; parlamentar fala sobre perspectivas

Data de publicação: 12/02/2025 13:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Lu Bogo assume Procuradoria Especial da Mulher
Lu Bogo assume Procuradoria Especial da Mulher

A vereadora Lu Bogo (PL) assumiu a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Limeira para o biênio 2025-2026, conforme Ato da Presidência Nº 7/2025. Vereadora em seu quinto mandato, Lu Bogo pretende programar, junto à Escola Legislativa “Paulo Freire”, uma agenda de eventos e ações que aproximem a Procuradoria da população. “A informação precisa chegar às comunidades, aos bairros e o que pretendemos é levar palestras, oficinas, debates e ações para os Centros Comunitários. As mulheres precisam saber da Procuradoria Especial e que trabalhamos com ações para ajudar na prevenção e combate à violência doméstica, a violência contra a mulher. Precisamos levar as informações e os canais por onde pedir ajuda para mais próximo da população”, explicou. 

A parlamentar também defendeu uma atuação descentralizada do órgão. “Vamos propor eventos que aconteçam nos horários mais acessíveis, nos bairros, para a participação das mulheres e para isso, buscaremos parcerias e apoio com a Rede Elza Tank, Conselho Municipal da Condição Feminina, OAB Mulher, GCM, PM, DDM, enfim, com todos que queiram somar para dar mais visibilidade à nossa rede de apoio às mulheres em Limeira”, descreveu a vereadora.

A Procuradoria Especial da Mulher foi criada em 2013, e a cada dois anos uma nova vereadora assume a frente dos trabalhos. A primeira vez que a vereadora Lu Bogo assumiu a procuradoria foi no biênio 2017/2018. “Iniciamos lá atrás um trabalho de divulgação da Procuradoria e vamos dar sequência, vamos organizar uma agenda de eventos e envolver a população”, destacou Lu Bogo.

“Uma das primeiras ações que fiz enquanto vereadora foi a criação da Semana de Eliminação da Violência Contra a Mulher, que foi agregada aos 21 dias de Ativismo e Combate à Violência contra a mulher e, somada a esta atividade, aprovamos também a Campanha Permanente de proteção às mulheres com ‘sinal vermelho contra a violência doméstica’; também temos a lei que prioriza o atendimento médico às mulheres vítimas de violência”, comentou a parlamentar.  

A Procuradoria Especial da Mulher foi criada pela Resolução Nº 541/2013 e pode receber denúncias de violência e discriminação contra a mulher. “Vamos fortalecer a Procuradoria Especial da Mulher de Limeira. Vamos fortalecer a voz das mulheres de nossa cidade. Realizar campanhas educativas, estudos, projetos, em prol do fortalecimento das nossas leis que já temos aprovadas”, destaca. “Não podemos banalizar a vida. Quem ama cuida. Relacionamentos tóxicos, violentos, destroem sonhos e famílias inteiras. Vamos fortalecer nossos vínculos e nos aproximar mais da população”, considerou Lu Bogo.