Propositura é de iniciativa da vereadora Mara Isa Mattos Silveira
De autoria da vereadora Mara Isa Mattos Silveira (PL), foi aprovada por todos os vereadores presentes no Plenário da Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 10 de fevereiro, a Moção Nº 1/2025 que celebra o centenário de nascimento do ex-prefeito de Limeira, Paulo D’Andréa.
Palmyro Paulo Veronesi D’Andréa nasceu em 25 de janeiro de 1925, em Limeira (SP), e faleceu em 18 de agosto de 2006, aos 81 anos. Conhecido como Dr. Paulo D’Andréa, ele foi casado com a professora Léa Aparecida Maria Paolillo D’Andréa, com quem teve três filhos: Paulo Antônio, José Maurício e Luis Fernando.
O homenageado atuou como engenheiro civil e exerceu o mandato de prefeito de Limeira por três vezes: de 1964 a 1968, de 1973 a 1976 e de 1989 a 1992. Conforme propositura, ele contribuiu para importantes obras da cidade, como a construção do Estádio Municipal Major José Levy Sobrinho, mais conhecido como “Limeirão”, o Zoológico Municipal no Jardim Mercedes, bem como o Anel Viário, em seu traçado original.
Sob a gestão de Paulo D’Andréa também foi realizada a primeira edição da Feira Agro-Científica, Comercial e Industrial de Limeira (FACIL), que teve como um dos principais objetivos projetar o município, de modo que apresentasse potencial produtivo focado no desenvolvimento da cidade e chegasse a mais locais por meio dos visitantes da feira.
“Doutor Paulo D’Andréa inspirou muitos políticos e sua história, como homem público, deve ser lembrada por todos nós limeirenses com muita admiração e gratidão, especialmente neste marco do centenário de seu nascimento”, considerou a vereadora Mara Isa, no texto legislativo.
Uma cópia da Moção Nº 1/2025 será enviada aos filhos de Dr. Paulo D’Andréa. Familiares do ex-prefeito participaram da sessão ordinária desta semana, durante a votação da proposta. Confira o discurso da vereadora Mara Isa na íntegra neste link.