Conheça sua vereadora: Tatiane Lopes

Luta por políticas públicas em prol da causa animal a motivou atuar como parlamentar

Data de publicação: 30/01/2025 08:42 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Conheça sua vereadora: Tatiane Lopes
Conheça sua vereadora: Tatiane Lopes

A série "Conheça Seu Vereador", desta quinta-feira, 30 de janeiro, traz a entrevista com a bacharel em Direito e ativista da causa animal, Tatiane Lopes (Avante). A vereadora eleita com 4.688 votos está no segundo mandato na Câmara Municipal de Limeira e exerce a função de vice-presidente do Legislativo neste biênio 2025-2026. Ela compartilhou, na entrevista, informações sobre a trajetória na política e projetos que pretende defender.

A parlamentar, que faz trabalho voluntário com os animais desde a infância, disse que decidiu entrar no processo eleitoral devido à falta de políticas públicas em prol da causa animal. Ela tem como principal bandeira a luta pelos direitos animais e compartilhou suas preocupações com as ações da cidade que afetam o meio ambiente. 

Acesse também este link para o vídeo com o discurso da parlamentar na posse.

Data de nascimento? O local onde nasceu? 

10/02/1987. Limeira (SP). 

É casada, tem filhos? 

Solteira, sem filhos. 

Profissão ou formações que queira destacar.

Fiz estágio na Prefeitura e no Fórum, trabalhei como analista ambiental e sou bacharel em Direito. 

O que mais faz nas horas vagas, algum hobby?

Adoro passear com a minha mãe, mas meu maior divertimento é ficar em casa com os meus animais. 

O lugar preferido na cidade de Limeira? 

Amo o centro da cidade porque me remete à infância, quando minha avó materna era viva e passeávamos pela praça e tomávamos sorvete no Recanto do Sorvete, que ficava na esquina da rua Carlos Gomes com a Conselheiro Saraiva. 

Qual sua referência pessoal ou referência na política?

Na política voltada para a causa animal, dois deputados fizeram história: o deputado Feliciano Filho e o deputado Ricardo Izar. 

Uma música ou um artista que gosta de ouvir.

Zezé di Camargo e Luciano, Rick Astley, Bruno Mars e Bee Gees são os meus preferidos. 

Gosta de cozinhar ou comida preferida.

Adoro cozinhar, sou vegana. Amo massas, amo algumas comidas árabes como homus, tabule e pão sírio, mas a minha comida preferida é arroz, feijão e salada. 

O que a motivou ser vereadora?

Sempre estive envolvida com a política na intenção de buscar melhorias para a comunidade, mas, fazendo um trabalho voluntário com os animais desde a infância, pude constatar a falta de políticas públicas em prol da causa animal, o que me motivou a participar do processo eleitoral. 

Quais são suas principais bandeiras ou áreas de atuação como vereadora?

Minha principal bandeira é a luta pela defesa dos direitos dos animais e tudo que envolve o meio ambiente.  

Cite algum projeto que pretende defender.

Seguirei acompanhando e cobrando o cumprimento das leis já aprovadas e quero estudar a regulamentação de carroças e charretes na área urbana e o hospital veterinário junto ao Executivo. 

Quais os principais desafios que identifica na cidade de Limeira? Como pretende contribuir com soluções para isso nos próximos quatro anos de mandato?

São muitos desafios que costumam se multiplicar. O avanço dos loteamentos e construções na área urbana e rural me preocupam, desde a problemática de saneamento básico, disponibilidade de serviços públicos e o meio ambiente, portanto considero um grande desafio a discussão do Plano Diretor e também ações para conter os efeitos das mudanças climáticas. 

O que você considera mais importante no trabalho de uma vereadora?

A transparência e a responsabilidade nas ações do mandato são importantíssimas para que o trabalho desenvolvido resulte em benfeitorias. Além disso, ouvir a população reforça esse comprometimento em servir. 

Qual a importância da participação da população, com críticas e elogios, e como isso influencia suas decisões políticas?

A população deve se informar e acompanhar o trabalho de seus representantes. Todo feedback é válido e deve ser considerado. Eu sempre reflito e dou atenção às sugestões e críticas, uso-as para direcionar as decisões. E quero ver cada dia mais a participação popular na Câmara Municipal, seja presente nas sessões, comissões ou no dia a dia.

Registrado em: Perfil Mandato Bandeiras