Conheça sua vereadora: Isabelly Carvalho

Luta contra violências e injustiças a motivou entrar para a vida política da cidade

Data de publicação: 28/01/2025 08:33 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Conheça sua vereadora: Isabelly Carvalho
Conheça sua vereadora: Isabelly Carvalho

A entrevista desta terça-feira, 28 de janeiro, da série "Conheça Seu Vereador", é com a servidora pública Isabelly Carvalho (PT), que foi eleita vereadora com 2.193 votos para o segundo mandato na Câmara Municipal de Limeira. Ela também exerceu a função de vice-presidente do Legislativo no biênio 2023-2024. A vereadora destacou que a defesa dos direitos humanos e a aproximação da população à política institucional são suas principais bandeiras.

Isabelly contou sobre os projetos realizados ao longo do último mandato e o planejamento de ações que visam a extensão de direitos à população. A parlamentar falou da luta contra violências e injustiças que a motivou a entrar na vida política da cidade e disse que considera o diálogo o trabalho mais importante de uma vereadora. Ela avaliou que a cidade possui recursos e potencialidade para o crescimento econômico e social, porém considerou que são necessárias ações que visam conciliar desenvolvimento e inclusão social. 

Acesse também este link para o vídeo com o discurso da parlamentar na posse.

Data de nascimento? O local onde nasceu?

06/06/1987. Campinas (SP). 

Quando chegou a Limeira? O que motivou a vinda para a cidade? 

Vim de Campinas em 1988, logo em meu primeiro ano de idade, num processo de abandono por parte de minha mãe progenitora, juntamente num processo de adoção "à brasileira" por parte de minha mãe e família adotiva aqui em Limeira. Desde então, mais do que minha família, encontrei também minha cidade do coração.

É casada, tem filhos? 

Solteira, sem filhos.

Profissão ou formações que queira destacar.

Servidora pública do município de Limeira, desde 2008, em atuação específica direto com o público, através das cabines de arrecadação do pedágio Limeira-Cordeirópolis. 

O que mais faz nas horas vagas, algum hobby?  

Socializar com parentes e aderentes, amigos e companheiros das mais diversas organizações dos movimentos sociais.

O lugar preferido na cidade de Limeira? 

Vila Cavinato, local onde cresci e fui criada. 

Qual sua referência pessoal ou referência na política?

Tomo como referência figuras pioneiras na política institucional, como Dilma Rousseff, Gleisi Hoffmann, Benedita da Silva, Lula, Jean Wyllys, Erika Hilton, Djamila Ribeiro, Itamar Vieira Jr., José Paulo Neto, além de tantas outras lideranças e escritores que construíram ao longo da história os mais diversos movimentos sociais e culturais.

Uma música ou um artista que gosta de ouvir.

Música: "Gente" de Caetano Veloso, é meu impulsionador em dias difíceis. Mas atualmente, ando cada vez mais encantada pela Liniker. A cultura é um grande propulsor dos meus dias.

Gosta de cozinhar ou comida preferida.

Peixes e massas. Minha lasanha de berinjela é o sucesso entre as amigas.

O que a motivou ser vereadora? 

Disputar, vencer e exercer um cargo de vereança, nada mais é do que um dos caminhos daqueles que se dispõem a exercer uma vida política. As violências e as injustiças, vivenciadas por mim e pelos meus, foram as que me levaram a me organizar e a enfrentar todas elas, neste processo, então, trazendo-me à grande mesa de negociação e disputa da cidade, a Câmara de vereadores. 

Quais são suas principais bandeiras ou áreas de atuação como vereadora?

A defesa intransigente dos direitos humanos, a defesa dos serviços e políticas públicas como garantidores de direitos, além da aproximação do povo à política institucional, fortalecendo assim o papel da participação popular. 

Cite algum projeto que pretende elaborar ou defender.

Produzimos muito em meu primeiro mandato. Estive entre os vereadores que mais apresentaram projetos na Casa, tanto projetos de lei, projetos de educação política, social e cultural. Muitos destes terão continuidade neste mandato. Outros tantos novos, de diversas áreas e aspectos, que visam a extensão de direitos ao povo, já estão em produção e discussão com os movimentos sociais e culturais da cidade.

Quais os principais desafios que identifica na cidade de Limeira? Como pretende contribuir com soluções para isso nos próximos quatro anos de mandato?

Vejo uma cidade com muitos recursos e potencialidade para seu crescimento econômico e social, porém há uma distribuição de recursos e acessos sendo conduzida de forma injusta. Ações que visam conciliar desenvolvimento e inclusão social são prioridades em nosso mandato. 

O que você considera mais importante no trabalho de uma vereadora?

O diálogo. Vereador fiscaliza, investiga, pune irregularidades, propõe legislações, mas acima de tudo, vereador é a voz de uma parte da população. 

Qual a importância da participação da população, com críticas e elogios, e como isso influencia suas decisões políticas?

Muita importância, sobretudo as decisões de nossas bases, que é o que dá legitimidade e sustentação ao nosso mandato.

Registrado em: Perfil Mandato Bandeiras