Comprometimento com a comunidade e com a classe de taxistas o motivaram a entrar para a política
Seguindo com a série “Conheça seu Vereador”, a entrevista desta segunda-feira, 27 de janeiro, foi realizada com o taxista e bacharel em Direito Helder do Taxi (PSD). Eleito para o terceiro mandato com 2.837 votos, ele fala sobre motivações e referências políticas, além de fazer uma projeção sobre projetos que pretende defender nos próximos quatro anos.
Helder defende bandeiras ligadas à mobilidade urbana e ao meio ambiente. O vereador iniciou a carreira política a partir do envolvimento com a associação de moradores do bairro Parque Hipólito, além do comprometimento com a comunidade e com a classe de taxistas. Neste mandato, Helder pretende atuar junto ao Poder Executivo por melhorias de infraestrutura na área rural de Limeira.
Acesse também este link para o vídeo com o discurso do parlamentar na posse.
Data de nascimento? O local onde nasceu?
Nasci em 20/07/1971, na cidade de Abatiá (PR).
Quando chegou a Limeira? O que motivou a vinda para a cidade?
Meus pais eram agricultores. O que motivou a mudança de cidade foi uma seca muito intensa na região em que morávamos na cidade de Abatiá, onde, por conta desse fato, houve um prejuízo muito grande devido à queda na produção de algodão e milho, cultura que explorávamos. Diante disso, tivemos que procurar novas oportunidades. A cidade de Limeira foi a escolhida, tendo em vista ser uma cidade próspera, e pelo fato de que alguns de meus irmãos já tinham vindo pra cá. Vieram três inicialmente, e com os prejuízos no agronegócio, no ano de 1993 veio a família inteira, a maior parte de minha família mora aqui e alguns nas cidades vizinhas.
É casado , tem filhos?
Casado com Rosane e pai da Lilian Fernanda e Estefani.
Profissão ou formações que queira destacar.
Sou taxista há quase 20 anos. Também sou formado em Direito.
O que mais faz nas horas vagas, algum hobby?
Nas minhas horas vagas gosto de conversar com as pessoas, para ver suas necessidades; passo em comércios locais, onde encontro amigos. Também participo nas comunidades religiosas em que faço parte. Aos finais de semana eu sirvo como ministro na Paróquia Imaculado Coração de Maria. Participo, ainda, na Paróquia Santa Isabel de Portugal desde março de 1993, na qual ajudo nos eventos festivos, bem como participo semanalmente no Terço dos Homens.
O lugar preferido na cidade de Limeira?
O lugar preferido que gosto de estar quando posso, é na zona rural, onde tenho contato com a natureza e relembro minha profissão de agricultor.
Qual sua referência pessoal ou referência na política?
Minha referência pessoal são meus pais, Francisco Lacordaire de Oliveira e Maria Polezer de Oliveira. Ambos foram agricultores e foram as pessoas que me transmitiram os princípios e valores éticos que ajudaram muito na minha vida pessoal e no âmbito político.
Uma música ou um artista que gosta de ouvir.
Gosto de ouvir músicas sertanejas.
Gosta de cozinhar ou comida preferida.
A minha preferência em comida é arroz e feijão, com um acompanhamento simples.
O que o motivou ser vereador ?
O motivo para a candidatura, inicialmente, foi um pedido feito por amigos taxistas. No entanto sempre trabalhei pela minha comunidade, lutei pelo meu bairro, tanto que antes de ser vereador eu fui presidente da Associação de Moradores do Parque Hipólito (Amphe), também participei voluntariamente do Orçamento Participativo (OP) no período de 2013 a 2016 e, diante dessas demandas e com a intenção de fazer a diferença, me interessei pela política.
Quais são suas principais bandeiras ou áreas de atuação como vereador?
Sempre atuei em todos os setores, mas as principais bandeiras estão ligadas à mobilidade urbana, como por exemplo, dar boas condições nas ruas e avenidas da cidade, tendo em vista a minha profissão de taxista. Também é uma bandeira de atuação na área rural, onde, da mesma forma, sempre busco lutar para a melhora em vias rurais, seja em vias asfaltadas, como não pavimentadas. Ainda tenho um olhar voltado ao meio ambiente, sempre observando o desenvolvimento sustentável do município, buscando meios para que não haja agressão ao meio ambiente, eximindo de prejuízos futuros, cuidando ainda da fauna e da flora, bem como a preservação do abastecimento hídrico do município.
Cite algum projeto que pretende defender.
Há algum tempo venho articulando junto ao Executivo para que as pontes da Zona Rural, ou pelo menos algumas delas, sejam construídas de alvenaria, trazendo mais segurança no escoamento das produções agrícolas e, com isso, em um longo prazo, gerando economia no dinheiro público para o Município, tendo em vista que não terá mais a necessidade de refazer pontes a cada dois ou três anos. E ainda, juntamente com o Executivo, fazer as tratativas para a manutenção e preservação das vias rurais, que hoje tem em média aproximadamente 800 quilômetros de extensão. Outro projeto é o IPTU Verde, que já foi aprovado, está em andamento, necessitando apenas de algumas adequações. Este projeto é de extrema valia, pois ajuda na preservação do meio ambiente.
Quais os principais desafios que identifica na cidade de Limeira? Como pretende contribuir com soluções para isso nos próximos quatro anos de mandato?
Os principais desafios que vejo é manter e melhorar o sistema de atendimento da saúde da cidade; as condições das vias da cidade que necessitam de recapeamento; a diminuição e eliminação da fila das vagas de creche; problemas na zeladoria pública, como mato alto, construções de calçadas, operações tapa buracos; preservação dos rios, represas e nascentes, visando evitar uma futura crise hídrica; e as manutenções de estradas e pontes rurais. Para contribuir com a solução destes problemas, que de fato gera um grande desafio, pretendo atuar incansavelmente na função de fiscalizador do Executivo, cobrando que, principalmente nestes pontos, os serviços sejam executados com excelência. Na minha função de legislador, colaborar com projetos de leis que venham a somar e beneficiar a população, em conformidade com as necessidades do município.
O que você considera mais importante no trabalho de um vereador?
A satisfação de estar próximo das pessoas e, com isso, contribuir para ajudar no crescimento e desenvolvimento da cidade.
Qual a importância da participação da população, com críticas e elogios, e como isso influencia suas decisões políticas?
O feedback, de fato, é extremamente importante, uma vez que demonstra a satisfação dos munícipes pelo trabalho feito pelo gabinete do vereador. É no feedback que vemos o resultado dos trabalhos, os pontos positivos e também os negativos, que nos ajudam no desenvolvimento de uma boa atuação servindo a população limeirense. Ademais, é a oportunidade de manter o vínculo e mostrar a influência entre o eleitor e o vereador nas decisões do parlamentar, tendo a possibilidade de angariar mais pessoas e manter o compromisso com o município.