• Inicio
  • Notícias
  • Projeto Yasmin: hipertensão arterial pulmonar é pautada na Comissão de Saúde

Projeto Yasmin: hipertensão arterial pulmonar é pautada na Comissão de Saúde

Munícipe Robson Rogério Godoy defende importância de debate sobre a doença rara

Data de publicação: 05/12/2024 14:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Projeto Yasmin: hipertensão arterial pulmonar é pautada na Comissão de Saúde

    Projeto Yasmin: hipertensão arterial pulmonar é pautada na Comissão de Saúde

  • Projeto Yasmin: hipertensão arterial pulmonar é pautada na Comissão de Saúde

    Projeto Yasmin: hipertensão arterial pulmonar é pautada na Comissão de Saúde

    A Comissão de Saúde se reuniu nesta quinta-feira, 5 de dezembro, e ouviu o munícipe Robson Rogério Godoy. Ele falou sobre a hipertensão arterial pulmonar (HAP) e a importância da conscientização da doença que afeta pessoas de todas as idades. 

    Robson participou da Tribuna Livre na sessão ordinária desta semana e destacou no discurso acerca da doença da filha, Yasmin Martins Godoy, que faleceu aos 19 anos. Contou a rotina desde os primeiros sintomas, a descoberta da doença, tratamento e óbito.

    Segundo o relato, em agosto de 2024 Yasmin piorou, ficou internada, fez cirurgia de transplante duplo pulmonar em setembro, mas teve complicações e faleceu no dia 8 de outubro de 2024. “Quero com isso alertar vocês, pois seu filho, sua irmã, seu neto pode ter essa doença e estar sendo tratado de maneira errada. Um simples eletrocardiograma se bem feito pode ajudar no diagnóstico. Quanto antes o diagnóstico, mais vidas serão salvas”, ressaltou Robson, pedindo apoio dos vereadores para conscientizar sobre a doença. 

    Ele administra um perfil no Instagram (@sobrevidahap) onde compartilha informações sobre o caso de Yasmin e a hipertensão arterial pulmonar.  

    O vídeo na íntegra da Tribuna de Robson está disponível neste link.

    A doença

    Considerada uma doença difícil de ser diagnosticada no estágio inicial, a hipertensão arterial pulmonar é uma condição rara que aumenta a pressão na circulação pulmonar, dificulta a passagem do sangue pelas artérias e veias do pulmão, sobrecarregando o coração. A causa pode ser de origem desconhecida (HAP idiopática), mas pode também estar relacionada às chamadas doenças de base (HAP associada) ou fator genético (HAP familiar), de acordo com o Ministério da Saúde.

    Diante de suspeita, o paciente deve passar por uma avaliação médica dos sintomas e do histórico familiar. Entre os exames que podem auxiliar no diagnóstico estão: ecocardiograma transtorácico, gasometria arterial (avaliação de trocas gasosas pulmonares), cintilografia pulmonar (detecta alterações na passagem do ar ou na circulação de sangue aos pulmões), testes de atividade física e pico do consumo de oxigênio e cateterismo cardíaco direito.

    Cerca de 150 mil casos de HAP são notificados anualmente no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. 

    Encaminhamento

    Robson Godoy apontou que desconhece se há outros pacientes com a doença em Limeira. Ele defendeu a elaboração de políticas públicas que incentivem a conscientização sobre a doença, para que as pessoas conheçam os possíveis sintomas, o diagnóstico e formas de tratamento precocemente. À iniciativa Robson deu o nome de Projeto Yasmin e tem buscado o apoio da Prefeitura e da Câmara para colocá-lo em prática. 

    A Comissão deliberou a expedição de ofício para que a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde informem quantos pacientes são atendidos em Limeira e a relação de quais e quantos remédios são fornecidos na cidade.  

    Reuniões

    A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.  

    Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (MDB), presidente; Jorge de Freitas (PRD), vice-presidente; Lu Bogo (PL), membro. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 10h30. Todas as deliberações são registradas em ata