• Inicio
  • Notícias
  • Sessão ordinária: Câmara aprova quatro projetos nesta segunda-feira (2/12)

Sessão ordinária: Câmara aprova quatro projetos nesta segunda-feira (2/12)

Tribuna Livre conscientiza sobre hipertensão arterial pulmonar e antecipa parada LGBT 2025

Data de publicação: 02/12/2024 19:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Sessão ordinária: Câmara aprova quatro projetos nesta segunda-feira (2/12)
Sessão ordinária: Câmara aprova quatro projetos nesta segunda-feira (2/12)

Nesta segunda-feira, 2 de dezembro, a Câmara Municipal de Limeira aprovou quatro projetos que estavam pautados na Ordem do Dia. No Expediente, reservado para a leitura dos documentos protocolados na Casa, foram discutidos requerimentos e votadas moções. Enquanto hipertensão arterial pulmonar e a parada LGBT 2025 foram os temas tratados na Tribuna Livre.

Hipertensão arterial pulmonar

O orador Robson Rogério Godoy usou a palavra para falar sobre hipertensão arterial pulmonar, que classificou como cruel e mortífera. Ele falou da doença da filha, Yasmin Martins Godoy, que faleceu aos 19 anos. Contou a rotina desde os primeiros sintomas, a descoberta da doença, tratamento e óbito. “Yasmin fazia tratamento no melhor hospital do país, era forte e perseverante, não desistiu da vida”, disse.

Segundo o relato, em agosto de 2024 Yasmin piorou, ficou internada, fez cirurgia de transplante duplo pulmonar em setembro, mas teve complicações e faleceu no dia 8 de outubro de 2024. “Quero com isso alertar vocês, pois seu filho, sua irmã, seu neto pode ter essa doença e estar sendo tratado de maneira errada. Um simples eletrocardiograma se bem feito pode ajudar no diagnóstico. Quanto antes o diagnóstico, mais vidas serão salvas”, destacou Robson, pedindo apoio dos vereadores para conscientizar sobre a doença. 

Parada LGBT

Já Maycon Marabez discorreu sobre o retorno da Associação da Diversidade de Limeira (ADLIM) à organização da parada LGBT. Ele destacou que a parada é um evento para a família e para as pessoas conhecerem a cultura LGBT. “Também é uma festa, mas não deixa de ser um ato político, no qual pedimos para que a sociedade seja mais empática com as causas LGBT”, disse. 

Maycon relatou que em 2023 mais de 200 pessoas foram assassinadas por serem LGBT, e que são necessárias políticas públicas voltadas a essa comunidade. “A ADLIM tem esse compromisso, trazer formação e informação para a população, para que possamos progredir com políticas públicas voltadas ao público LGBT da nossa cidade”, afirmou. Encerrando a fala, ele convidou a todos para participar da parada no dia 25 de maio.

O vídeo da sessão pode ser conferido na íntegra neste link.

Confira como foi a votação:

Aprovado - Projeto de Lei Nº 153/2024, da Prefeitura, institui a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Município, estabelece os componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), criado pela Lei Federal Nº 11.346/ 2006, e fixa as diretrizes para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

Aprovado - Projeto de Resolução Nº 57/2023, do vereador Marco Xavier (PP), institui no âmbito da Câmara Municipal o Diploma “Música em Destaque” aos músicos de Limeira.

Aprovado - Projeto de Lei Complementar Nº 16/2024, da vereadora suplente Mara Isa Mattos (PL), altera o §3º do art. 91 da Lei Complementar Nº 41/1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município. A proposta garante que em caso de parto de natimorto, comprovado mediante certidão de óbito, a funcionária terá direito aos 180 dias de licença. 

Adiado - Projeto de Lei Nº 156/2024, do vereador Lemão da Jeová Rafá (PRTB), inclui a Copa Cecap de Futebol Amador Veteranos 50+ no Calendário Oficial de Eventos do Município. 

Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 34/2024 , da vereadora Constância Félix (Agir), concede o Título de Cidadão Limeirense a Sérgio Ciquera Rossi.