Condephali constatou que problemas estruturais podem constituir perigo aos usuários do espaço
Em reunião nesta quarta-feira, 3 de julho, a Comissão de Educação e Cultura discutiu um ofício enviado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Limeira (Condephali) à Secretaria de Municipal de Educação solicitando vistoria urgente às edificações do Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Flora de Castro Rodrigues. O motivo do pedido é que o Conselho constatou problemas estruturais que podem constituir quadro de perigo para os usuários do espaço.
No documento o Conselho informou que realizou uma vistoria no local no dia 27 de maio deste ano e constatou que as condições estruturais de arcos de varanda do refeitório estão com “gravíssimos problemas estruturais”, que as trincas encontrada em setembro de 2023 aumentaram e impactam a cobertura, “apontando que um provável colapso possa puxar a cobertura do refeitório e cairia possivelmente sobre esse espaço coletivo da edificação”, evidenciou.
O Condephali também indicou no ofício que a estrutura do pergolado frontal apresenta risco de ruir por causa das fissuras e que os dois pontos constituem “relevante quadro de perigo para seus usuários”.
Preocupados com a segurança dos alunos e servidores do Centro Infantil, os membros da Comissão de Educação questionaram a Secretaria de Educação sobre quais providências serão tomadas pela municipalidade. Uma cópia do ofício encaminhado pelo Conselho foi anexada à ata da reunião da Comissão, acompanhada de fotos das estruturas mencionadas.
A Comissão de Educação e Cultura é responsável por apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. Fazem parte do colegiado os vereadores Elias Barbosa (PRTB), presidente; José Farid Zaine (PL), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário.