Parlamentares propõem uso da Tribuna Livre para divulgar o movimento
A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara recebeu, na reunião desta quinta-feira, 13 de junho, a representante do Movimento Antimanicomial de Limeira, Ana Caroline Farto Agapito, que pediu o apoio dos parlamentares na divulgação das ações do grupo. O psicólogo Erick da Silva Figueiredo também participou dos trabalhos.
Ana Caroline fez um breve relato sobre o movimento antimanicomial e a importância do tratamento humanizado dos pacientes. “No passado, o tratamento das pessoas com sofrimento mental era muito violento. Era institucionalizado, mas eles precisam ser tratados como seres humanos de fato, precisam estar inseridos na sociedade”, destacou.
A representante foi convidada pela Comissão para falar sobre o tema na Tribuna Livre, parte da sessão destinada ao uso da palavra por munícipes para tratar de assuntos de interesse da cidade. Ela utilizará o espaço na sessão ordinária do dia 10 de julho. Após essa data, os parlamentares vão protocolar um projeto de lei para instituir o Dia Municipal da Luta Antimanicomial, a ser lembrado no dia 18 de maio, data já instituída nacionalmente.
A Comissão de Saúde é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.
Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (MDB), presidente; Jorge de Freitas (PRD), vice-presidente; e Lu Bogo (PL), secretária. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 10h30 e todas as deliberações são registradas em ata.