Representantes do setor pedem apoio dos vereadores para divulgar campanha contra o crime
Nesta segunda-feira, 6 de maio, a Câmara Municipal de Limeira recebeu representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região (Recap). O aumento das fraudes que afetam o segmento foi pauta do encontro, que teve como objetivo alertar as autoridades e buscar apoio na divulgação de uma campanha do órgão contra esse crime.
Participaram da reunião, além do presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD) e dos vereadores, os representantes do Recap, Emílio Martins, presidente, Eduardo Valdiva, vice-presidente, e Rodrigo Spadacia, diretor; bem como revendedores do segmento em Limeira.
Segundo Emílio Martins, as fraudes no mercado de combustível nunca foram tão graves. “No passado, a principal fraude era a adulteração de combustível. Hoje o crime organizado invadiu o nosso setor”, alertou, ressaltando que os criminosos são uma minoria, mas que, no entanto, causam um ‘grande estrago’”.
Adulteração volumétrica, quando há divergência entre o total de litros na bomba e o efetivamente abastecido no veículo do consumidor, sonegação de impostos e adulteração de combustível com produtos químicos, como o metanol, são os principais crimes citados pelo presidente da Recap. Sobre o metanol, Emílio enfatizou os riscos da substância tóxica, que pode causar cegueira, câncer e morte, em caso de ingestão. “O Cialox [Centro de Informações e Assistência Toxicológica da Unicamp] identificou 18 mortes de pessoas em situação de rua que estão diretamente relacionadas à ingestão do metanol”, noticiou.
“Tudo o que for para combater a fraude nos postos de combustíveis certamente terá nosso apoio”, garantiu o presidente do Legislativo, Everton Ferreira, colocando a Câmara à disposição dos representantes e convidando-os para utilizar a Tribuna durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 6 de maio, para falar diretamente à população sobre o problema.
Campanha
Conforme Emílio Martins, buscando combater as fraudes, o Recap realizará a campanha “Um basta contra as fraudes, fuja dessa bomba” com lançamento previsto para o dia 15 de maio nas principais rádios de Limeira e região e também nas redes sociais. As ações serão intensificadas em junho e seguem até o mês de agosto. O objetivo é incentivar a participação do público por meio de denúncias a serem realizadas diretamente para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP).