Vereadores foram recebidos por equipe técnica de engenharia que justificou inviabilidade de parte do projeto
Uma divergência entre a maquete e a construção do complexo viário Paulo Natal motivou a visita de vereadores da Comissão de Obras ao local nesta sexta-feira, 3 de maio. O colegiado recebeu a demanda de motoristas que transitam na região e apontaram a ausência de uma alça de acesso antes prevista na maquete. A Prefeitura explicou que, durante a fase de projetos, a alça foi descartada devido a questões de inviabilidade técnica e de custos.
Os membros da Comissão, vereadores João Antunes Bano (SD), presidente; e Lu Bogo (PL), secretária; foram acompanhados por uma equipe da Prefeitura, o diretor de Obras, José Geraldo Bassan, pelo chefe de Fiscalização, Nicola Manis Rodrigues, e pela chefe de Serviço de Orçamento, Isabel Nunes Lopes de Carvalho.
A alça representada na maquete permitiria que os veículos da Via Antônio Cruãnes Filho, no sentido Taba do Brasil, realizassem uma conversão no viaduto para seguir em direção à Ponte Preta. Contudo foi identificado, na fase de apresentação de projeto, que a topografia não favorece essa construção.
O desnível da via em relação ao solo é de quase 15 metros e a dimensão da área disponível não seria suficiente para atender aos critérios técnicos necessários. Conforme Bassan, o custo total da obra também aumentaria em cerca de R$20 milhões, além da necessidade de realizar mais desapropriações, o que incluiria uma área industrial.
A Comissão salientou que a construção da alça beneficiaria especialmente motoristas de ônibus e caminhões. Os representantes do Executivo esclareceram que, mesmo com a inviabilidade da alça, os veículos podem realizar a conversão tanto na rotatória da Taba do Brasil quanto em um retorno semaforizado localizado a 300 metros do viaduto Paulo Natal.
As obras no complexo viário Paulo Natal estão na reta final, com 90% das ações realizadas, faltando alguns trechos de pavimentação, de muretas e de iluminação, além de sinalização vertical e horizontal. Desde 29 de abril, a via foi liberada para o fluxo de veículos. A previsão é que em junho os trabalhos estejam totalmente concluídos.