Proposta reconhece a capoeira como bem imaterial brasileiro e o ensino da capoeira nas suas diversas modalidades
Na sessão ordinária desta segunda-feira, 8 de abril, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 18/2024, de autoria do vereador Jorge de Freitas (PRD), que Institui o reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas e permite a celebração de parcerias para o ensino nos estabelecimentos de educação do município.
De acordo com o texto, fica instituído no âmbito da administração pública municipal o ensino da capoeira nas escolas da rede, integrado com a proposta pedagógica para promover o desenvolvimento cultural dos alunos. As instituições ficam livres para fazer parcerias com pessoas físicas, associações, ligas e federações ou outras entidades que representam e congreguem mestres e demais profissionais de capoeira.
Segundo o vereador, o projeto reconhece a capoeira como bem imaterial brasileiro e o ensino da capoeira, nas suas diversas modalidades, em especial a Regional, que possui um ritmo musical mais rápido e seco com movimentos mais suaves. e a de Angola, que consiste em golpes próximos ao solo e possui ritmo musical mais lento, como preservação do patrimônio cultural da Cidade de Limeira.