• Inicio
  • Notícias
  • Aprovado projeto da Prefeitura que institui Programa Bombeiro nas Escolas

Aprovado projeto da Prefeitura que institui Programa Bombeiro nas Escolas

Na sessão, também foi aprovada alteração nas regras das feiras livres

Data de publicação: 09/04/2024 08:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Aprovado projeto da Prefeitura que institui Programa Bombeiro nas Escolas
Aprovado projeto da Prefeitura que institui Programa Bombeiro nas Escolas

A Câmara de Limeira aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, 8 de abril, dois projetos de autoria da Prefeitura. Uma das propostas trata da criação do Programa Bombeiro nas Escolas – PBE. Com o objetivo de promover o conhecimento e a prevenção de acidentes e de como agir em casos de iminente perigo, o Projeto de Lei Nº 12/2024 estabelece uma série de ações educativas na rede municipal de ensino. 

As atividades programadas serão desenvolvidas para estudantes de 4º e 5º anos do ensino fundamental de escolas públicas em Limeira. Em aulas com duração de quatro horas aula por turma, os alunos terão contato com teoria e prática sobre prevenção de acidentes, ações em situações de emergência e noções de primeiros socorros em geral. 

“Este projeto pretende disseminar aos alunos da rede municipal de ensino uma cultura prevencionista, capaz de impactar na redução de sinistros e acidentes, além de estabelecer vínculos entre as crianças e o Corpo de Bombeiros”, defendeu o Executivo. 

Segundo a administração municipal, as aulas serão ministradas por profissionais do Corpo de Bombeiros, de forma didática e em ambiente de aprendizagem adequado ao público discente. 

Feiras Livres

Outra proposta aprovada, o Projeto de Lei N° 28/2024 altera dispositivos da Lei Nº 6333/2019 que dispõe sobre as Feiras Livres. 

A proposta inclui a obrigatoriedade de que os feirantes que atuem nas feiras noturnas participem de pelo menos uma feira diurna. Além disso, também acrescenta a permissão de venda de bebidas alcóolicas nas feiras noturnas.

Na justificativa, a Prefeitura destaca que as alterações atendem demandas dos próprios feirantes que atuam nas feiras noturnas realizadas no Parque Cidade. Quanto à obrigatoriedade de participação em pelo menos uma feira diurna, o objetivo, segundo o Executivo, é fomentar a participação nessas feiras.