• Inicio
  • Notícias
  • Oito projetos de autoria da Mesa Diretora da Câmara foram aprovados em sessão ordinária

Oito projetos de autoria da Mesa Diretora da Câmara foram aprovados em sessão ordinária

Convênio com a União dos Vereadores, acordo coletivo dos servidores do Legislativo e contratação de estagiários foram itens votados

Data de publicação: 02/04/2024 15:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Oito projetos de autoria da Mesa Diretora da Câmara foram aprovados em sessão ordinária
Oito projetos de autoria da Mesa Diretora da Câmara foram aprovados em sessão ordinária

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 1º de abril, os vereadores aprovaram oito projetos de autoria da Mesa Diretora da Câmara.  As propostas tratam da contratação de estagiários pelo Legislativo, de convênio com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), acordo coletivo dos servidores do Legislativo e adequação de lei municipal.

A Mesa Diretora da Câmara é composta pelos vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Isabelly Carvalho (PT), vice-presidente; Lu Bogo (PL), primeira-secretária; e Tatiane Lopes (Podemos), segunda-secretária.

Convênio Uvesp

O Projeto de Resolução N° 6/2024 autoriza a Câmara Municipal de Limeira a celebrar o convênio de filiação com a Uvesp. Na prática, a proposta tem a finalidade de colocar à disposição da Casa os serviços dessa associação que sejam considerados necessários para qualificar e aprimorar o desempenho das atribuições e atividades parlamentares. 

Segundo a justificativa ao projeto, a Uvesp é uma associação privada, de cunho não-governamental, desprovida de fins lucrativos, cujo objetivo principal é o fortalecimento informativo das casas legislativas dos municípios paulistas que a ela são filiados. A entidade realiza ações voltadas à capacitação técnica dos vereadores, por meio de cursos e seminários, além de fomentar o compartilhamento de ideias, projetos e ações.

De acordo com os autores, o convênio trará um ganho inestimável para a cidade e para os munícipes, uma vez que fortalecerá o Legislativo.

 Contratação de estagiários

Outra proposta aprovada é o Projeto de Resolução Nº 1/2024, que altera a redação da Resolução Nº 852/2023, que dispõe sobre a admissão pela Câmara de Limeira, sem vínculo empregatício, de estudantes de nível superior, de cursos profissionalizantes técnicos e de ensino médio como estagiários. 

Com a alteração haverá três formas de remuneração para os estagiários contratados. Os estudantes do ensino superior que cumpram a carga horária de seis horas diárias e 30 horas semanais receberão o equivalente a um salário mínimo federal em vigência. Já os estudantes de nível médio ou técnico que trabalhem com a mesma carga horária perceberão 85% do salário mínimo federal. 

Por fim, os alunos do ensino médio ou técnico que cumpram a jornada de quatro horas diárias e 20 horas semanais receberão 70% do salário mínimo federal em vigor. Todos os estagiários também fazem jus ao recebimento de R$200,00 mensais a título de auxílio transporte.

“Amplia-se, dessa forma, o leque de alternativas de contratação de estagiários, com a possibilidade de diferenciar a carga horária, com a remuneração inerente, sem ferir, por certo, a legislação federal”, justificaram os autores.

Acordo coletivo 

Cinco dos projetos aprovados tratam do acordo coletivo firmado entre a Câmara e o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel). São eles o Projeto de Resolução Nº 7/2024, que dispõe sobre o Vale Refeição; o Projeto de Resolução Nº 8/2024, que estabelece o Auxílio Alimentação; o Projeto de Resolução Nº 9/2024, que trata das referências, vencimentos, funções gratificadas e atribuições da Câmara Municipal de Limeira; o Projeto de Lei Complementar Nº 10/2024, que define a revisão geral anual dos vencimentos dos servidores camarários integrantes do Poder Legislativo e dos proventos e pensões correspondentes; e o Projeto de Lei Complementar Nº 11/2024, que acrescenta a Referência 22 ao Anexo I da Lei Complementar Nº 885/2021, que institui a Tabela de Remuneração da Câmara Municipal de Limeira.

Adequação de legislação

A última proposta aprovada é o Projeto de Lei N° 5/2024, que acrescenta o § 3º ao art. 3º da Lei N° 6882/2023, que fixa o subsídio do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais de Limeira para a Legislatura de 2025/2028, com a finalidade de considerar como agente político o Superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Limeira (IPML).