• Inicio
  • Notícias
  • Vem pra Praça Maria Buzolin é inserida no Calendário Oficial de Eventos

Vem pra Praça Maria Buzolin é inserida no Calendário Oficial de Eventos

Proposta de Nilton Santos e Ceará homenageia a família Buzolin

Data de publicação: 26/03/2024 10:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Vem pra Praça Maria Buzolin é inserida no Calendário Oficial de Eventos
Vem pra Praça Maria Buzolin é inserida no Calendário Oficial de Eventos

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 25 de março, foi aprovado por todos os parlamentares o Projeto de Lei Nº 151/2023, de autoria dos vereadores Nilton Santos e Ceará, ambos do Republicanos. O projeto institui no Calendário Oficial de Eventos do Município a festa “Vem pra Praça Maria Buzolin”.

Os autores ressaltaram que a praça “João Soares Pompeo”, popularmente conhecida como “Praça Maria Buzolin”, passou por uma recente reforma e requalificação estrutural. A obra teve um custo de R$ 1,5 milhão, recurso obtido por meio da linha de crédito do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) junto à Caixa Econômica Federal. 

Conforme texto aprovado, a festa será comemorada anualmente no mês de outubro em razão da data 24 de outubro de 1959, quando a Avenida Piratininga, situada no Jardim Piratininga, passou a denominar-se Avenida Maria Buzolin. “A homenagem visa resgatar um pouco da história da cidade e valorizar pessoas que fizeram a diferença e contribuíram para o desenvolvimento do município de Limeira”, justificaram. 

Família Buzolin

Segundo os vereadores, em 1915, Albino Buzolin e a esposa Maria Madalena dos Santos Buzolin se mudaram para Limeira e iniciaram suas atividades em manufatura de artigos de couro, fundando a empresa Sandálias Buzolin S/A – Indústria e Comércio. A empresa contava com 500 funcionários e com a capacidade de produzir cinco mil pares de calçados por dia. “A história do empreendedorismo da família Buzolin na cidade de Limeira foi algo marcante e que colocou o município no cenário nacional em face da excelência na fabricação de calçados”, concluíram os parlamentares.