73 turmas do 8° ano de escolas estaduais participaram das atividades do projeto
Durante o ano de 2023, a Escola Legislativa Paulo Freire promoveu aulas sobre educação política para alunos da rede estadual de Limeira. Um total de 1808 jovens de 73 turmas do 8° ano do ensino fundamental participaram das atividades promovidas pelo projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal.
No período de agosto a dezembro, a parceria com a Diretoria de Ensino – Região de Limeira e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial proporcionou aos estudantes o envolvimento com o programa “Garantia de Direitos: a construção de uma sociedade mais justa”.
Ao todo 24 unidades estaduais de ensino foram beneficiadas, sendo elas: E.E Arlindo Silvestre, E.E. Brasil, E.E. Castelo Branco, E.E. Cônego Manuel Alves, E.E. Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, E.E. Gustavo Piccinini, E.E. Irmã Maria Gertrudes Cardoso Rebello, E.E. Jardim Paineiras, E.E. José Marciliano da Costa Junior, E.E. Leontina Silva Busch, E.E. Luigino Burigotto, E.E. Margarida Parolli Soares, E.E. Octavio Pimenta Reis, E.E. Professor Ely de Almeida Campos, E.E. Professor Lázaro Duarte do Páteo, E.E. Prof Leovegildo Chagas Santos, E.E. Prof. Ataliba Pires do Amaral, E.E. Prof. Carolina Arruda Vasconcellos, E.E. Prof. Dorivaldo Damm, E.E. Prof. José Ferraz S. Penteado, E.E. Professor Paulo Chaves, E.E. Professor Antônio de Queiroz, E.E. Professor Antonio Perches Lordello e E.E. Professor Ary Leite Pereira.
Parlamento Jovem
As aulas têm duração de três horas e fazem parte do projeto Parlamento Jovem, instituído via Resolução Nº 843/2023, que tem como objetivo promover reflexões sobre a constituição de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e humanos, propiciando a percepção de que é possível a construção de uma sociedade mais justa. Nelas são abordados os seguintes temas: direitos civis, políticos, sociais e humanos; como expressar pontos de vista e ouvir opiniões divergentes; como questionar, propor e agir em seu ambiente familiar e comunitário; atitude respeitosa com as pessoas e defesa da igualdade de direitos. A metodologia utilizada envolve dinâmicas de grupo, exposição dialogada, dramatização e atividades.