• Inicio
  • Notícias
  • Comissão recebe denúncia sobre assoreamento da Represa Tabajara, na área rural

Comissão recebe denúncia sobre assoreamento da Represa Tabajara, na área rural

Parlamentares questionam Prefeitura sobre providências tomadas quanto ao caso

Data de publicação: 14/03/2024 16:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão recebe denúncia sobre assoreamento da Represa Tabajara, na área rural
Comissão recebe denúncia sobre assoreamento da Represa Tabajara, na área rural

A Comissão de Meio Ambiente recebeu, na reunião desta quinta-feira, 14 de março, uma denúncia protocolada na Ouvidoria da Câmara sobre o assoreamento da Represa Tabajara, localizada na área rural da cidade. Segundo o documento, uma intervenção particular teria causado o dano ambiental.

Para obter informações sobre as providências tomadas pela Prefeitura sobre o caso, o colegiado encaminhou ofício ao Executivo para que se manifeste sobre a denúncia.

Além disso, foi solicitada à Secretaria de Meio Ambiente a disponibilização de uma área no perímetro urbano, próximo a escolas ou postos de saúde, para o plantio de árvores frutíferas, para o projeto Pomar Urbano, de forma que seja possível a integração da comunidade na ação.  

Outra deliberação do colegiado foi o reagendamento de uma reunião com representantes do bairro dos Pires e os secretários municipais Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura) para tratar sobre a implantação de um ecoponto na região. O encontro está marcado para o dia 21 de março, às 15h, na Câmara.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara é responsável por fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.

Fazem parte do colegiado os vereadores Tatiane Lopes (Podemos), presidente; Airton do Vitório Lucato (PL), vice-presidente, e Helder do Táxi (MDB), secretário. Todas as deliberações são registradas em ata.