• Inicio
  • Notícias
  • Aprovada criação da Política de Navegação de Pacientes com Câncer de Mama

Aprovada criação da Política de Navegação de Pacientes com Câncer de Mama

Projeto da vereadora Mariana Calsa visa acompanhamento individual e assistência eficiente

Data de publicação: 12/03/2024 09:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Aprovada criação da Política de Navegação de Pacientes com Câncer de Mama
Aprovada criação da política de navegação de pacientes com câncer de mama

Nesta segunda-feira, 11 de março, a Câmara Municipal de Limeira aprovou, durante a sessão ordinária, o Projeto de Lei Nº 151/2022, de autoria da vereadora Mariana Calsa (PL), que cria a Política Municipal de Navegação de Pacientes para portadores de neoplasia maligna de mama. A proposta foi aprovada por meio do Substitutivo Nº 23.

Facilitar o diagnóstico e o início do tratamento são alguns dos objetivos da proposta, além de coordenar assistência individualizada ao portador da doença e fornecer orientação individualizada, suporte, educação e coordenação de cuidados e assistência aos pacientes desde o diagnóstico e ao longo do tratamento.

Na justificativa, Mariana pontua que após o diagnóstico da doença, as pacientes passam por um processo moroso de consultas, exames e procedimentos. “Embora exista um fluxograma dos procedimentos, falta um acompanhamento próximo das pacientes que, além da orientação médica e administrativa dos agentes de saúde, necessitam também de atenção à saúde emocional e entendimento de eventuais problemáticas sociais que interferem no prosseguimento ideal das etapas de tratamento”, argumenta.

No projeto, a parlamentar específica que a política de navegação constitui um modelo de prestação de serviço a ser seguido e estabelece as responsabilidades do navegador de paciente. “O navegador é um agente, devidamente treinado, que acompanha as pacientes em seu trajeto individual de enfrentamento à doença, garantindo que os serviços disponíveis sejam de fato utilizados da maneira mais eficiente possível, assegurando o cumprimento dos prazos previstos por lei”, explica a autora.

O projeto aprovado segue para apreciação do prefeito Mario Botion (PSD) para sanção ou veto. Se sancionado, será promulgado e publicado no Jornal Oficial do Município e passa a ser lei, cabendo ao Executivo a regulamentação.