• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Meio Ambiente vai vistoriar nascente do Parque Ecológico do Jardim do Lago

Comissão de Meio Ambiente vai vistoriar nascente do Parque Ecológico do Jardim do Lago

Reunião com moradores do bairro dos Pires sobre ecoponto também foi agendada

Data de publicação: 29/02/2024 18:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Meio Ambiente vai vistoriar nascente do Parque Ecológico do Jardim do Lago
Comissão de Meio Ambiente vai vistoriar nascente do Parque Ecológico do Jardim do Lago

Os vereadores que compõem a Comissão de Meio Ambiente da Câmara vão visitar o Parque Ecológico do Jardim do Lago na próxima quinta-feira, 7 de março, para verificar a situação das lagoas e de uma nascente. Os parlamentares também agendaram uma reunião com representantes dos moradores do bairro dos Pires para tratar do projeto de instalação de ecoponto e da situação do lixo na região.

As deliberações ocorreram durante a reunião do colegiado desta quinta-feira, 29 de fevereiro. Outro assunto tratado foi o parecer técnico da Consultoria Técnica da Câmara sobre a resposta encaminhada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que analisa a qualidade da água do manancial que abastece Limeira, a partir de solicitação feita pelo colegiado em 2019.

Parque Ecológico

A visita do colegiado ao Parque Ecológico do Jardim do Lago tem como objetivo atender a demanda apresentada pelo presidente da Associação de Moradores do Jardim Aeroporto, Mariano Freire dos Santos, durante o uso da Tribuna Livre na última sessão ordinária

Na Tribuna, o orador denunciou o assoreamento de uma nascente na região e afirmou que as lagoas do parque correm o risco de secar. Para buscar explicações e possíveis soluções para o problema, a Comissão de Meio Ambiente agendou uma visita ao local na próxima quinta-feira, 7 de março. 

Serão convidados para participar da diligência o presidente da Associação de Moradores do Jardim Aeroporto e a secretária de Meio Ambiente, Simone Zambuzi. 

Reunião com moradores do bairro dos Pires

Para retomar o debate sobre a instalação de um ecoponto no bairro dos Pires, a Comissão de Meio Ambiente agendou uma reunião com representantes de moradores do bairro para o dia 14 de março, às 15h, na Câmara.

Em dezembro, os parlamentares estiveram no local previsto para a instalação do ecoponto, acompanhados de representantes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Na ocasião, ficou combinado entre o grupo de realizar uma reunião na Câmara para que a Prefeitura apresente as ações tomadas até o momento sobre o tema. A questão do lixo no bairro dos Pires também será discutida no encontro.

Participarão moradores do bairro dos Pires, representantes das Secretarias de Obras e de Meio Ambiente, da Igreja Luterana e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

Qualidade da água dos mananciais

A Consultoria Técnica Especializada da Câmara apresentou um parecer sobre o relatório enviado pela Cetesb na última semana em resposta a questionamentos feitos pela Comissão de Meio Ambiente em 2019. À época, os vereadores receberam reclamações de munícipes que apontaram incômodo com a mudança na característica da água em alguns bairros da cidade.

O parecer técnico elaborado pela Consultoria analisou os dados apresentados sobre a qualidade da água de 2019 a 2023. O consultor técnico da Câmara, Fernando Mazzeo, destacou no parecer a conclusão da análise feita pela Cetesb. “Para fins de abastecimento público, a qualidade no período de 2019 a 2023 variou entre as classificações regular e ruim”, conforme esclarecimento da Cetesb no documento enviado à Câmara.

A Comissão determinou a expedição de ofício à Prefeitura e ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) para que tomem ciência do relatório e informem as providências tomadas para o cumprimento de todos os critérios técnicos relativos às leis ambientais e de saneamento básico.

Comissão

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara é responsável por fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.

Fazem parte do colegiado os vereadores Tatiane Lopes (Podemos), presidente; Airton do Vitório Lucato (PL), vice-presidente, e Helder do Táxi (MDB), secretário. Todas as deliberações são registradas em ata.