Carta de repúdio à Hapvida, Parque Ecológico Jd. do Lago e Geração Elite Clube Thulany foram temas da Tribuna Livre
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a Câmara Municipal de Limeira aprovou três projetos que estavam na pauta da sessão ordinária, outras três propostas foram adiadas e uma foi retirada. Na Tribuna livre, parte destinada à fala de munícipes sobre assuntos de interesse da cidade, foi lida uma carta de repúdio sobre o atendimento aos usuários do sistema de saúde da empresa Hapvida e tratados os temas sobre as lagoas do Parque Ecológico do Jardim do Lago e o projeto Geração Elite Clube Thulany, confira as falas na íntegra neste link.
Na sessão, também foi votado o Requerimento de CPI Nº 1/2024, solicitando a prorrogação dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Prefeitura quanto à qualidade dos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica no município, a empresa Elektro Redes S.A. (Neoenergia) por 90 dias. O requerimento teve nove votos contrários e oito favoráveis, resultando no arquivamento e encerramento da CPI.
Foram contrários à continuidade dos trabalhos os vereadores Betinho Neves (PV), Ceará (Republicanos), Constância Félix (PDT), João Antunes Bano (Podemos), Jorge de Freitas (PSD), Ju Negão (PV), Marco Xavier (Cidadania), Nilton Santos (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania). Votaram favoravelmente ao requerimento os vereadores Airton do Vitório Lucato (PL), Anderson Pereira (PSDB), Elias Barbosa (PSC), Helder do Táxi (MDB), Isabelly Carvalho (PT), Lemão da Jeová Rafá (PSC), Tatiane Lopes (Podemos) e Terezinha da Santa Casa (PL).
Tribuna Livre
Erika Cristina Filier, presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência Aparente e não Aparente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Limeira), usou a Tribuna Livre para ler uma carta de repúdio sobre a conduta da empresa Hapvida Assistência Médica S/A na cidade de Limeira, no estado de São Paulo e em todo o Brasil.
“Nossa intenção em divulgar esta nota é registrar nossa total indignação pela forma de atendimento adotada por esta empresa, desde o seu alto escalão que a administra e que consequentemente se reflete em cadeia através de suas unidades, afetando, inclusive, seus colaboradores e usuários, que embora pagantes, convivem rotineiramente com um atendimento que denominamos desumano, ineficaz, negligente e propositalmente insensível”, pontuou.
O espaço também foi usado pelo representante da Associação de Moradores do Jardim Aeroporto, Mariano Freire dos Santos. O orador falou sobre as lagoas do Parque Ecológico do Jardim do Lago, que correm risco de secar, e de uma nascente que foi assoreada. Mariano pediu o apoio dos vereadores para buscar uma solução para o problema que ele intitulou como “crime ambiental”.
Encerrando a Tribuna Livre, Arthur Junior dos Santos representou a Associação Afro Thulany Maestro José Donizete dos Santos para falar sobre o projeto Geração Elite Clube Thulany.
A presidente do Clube, Poliana Costa, falou sobre o projeto que tem como proposta alcançar adolescentes dos 12 aos 18 anos, por meio do desenvolvimento humano, com foco na preparação para o mercado de trabalho. “Esperamos, com o nosso trabalho, contribuir para o desenvolvimento dos adolescentes da nossa comunidade, trabalhando o presente para garantir o futuro de uma juventude melhor para toda a sociedade”, destacou.
Confira como foi a votação:
Adiado - Projeto de Lei Nº 114/2022, do vereador Anderson Pereira (PSDB), garante aos estudantes do município o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino, na forma que menciona.
Adiado - Projeto de Lei Nº 165/2023, da vereadora Lu Bogo (PL), dispõe sobre a obrigatoriedade da concessionária dos serviços de água e esgoto de Limeira em divulgar, por meio de informações constantes da conta de consumo, a data da última troca do hidrômetro dos imóveis localizados no município, bem como comunicar, previamente, a data provável da troca dos equipamentos dos respectivos imóveis.
Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 32/2023, do vereador Helder do Taxi (MDB), concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem Tatuiby” ao bombeiro Leandro Guimarães pelos 30 anos de serviços no Corpo de Bombeiros.
Retirado - Projeto de Resolução Nº 57/2023, do vereador Marco Xavier (Cidadania), institui no âmbito da Câmara Municipal de Limeira o diploma “Música em destaque” aos músicos de Limeira.
Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 40/2023, do vereador Jorge de Freitas (PSD), concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro ‘Ordem de Tatuiby’ a Paulo César Soares pelos serviços prestados à população de Limeira.
Adiado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 41/2023, da vereadora Isabelly Carvalho (PT), concede o Título de Cidadã Limeirense a Ivanice da Silveira Santos pelos serviços prestados a Limeira.
Aprovado - Projeto de Lei Nº 196/2023, da vereadora Tatiane Lopes (Podemos), perpetua o nome de “Vera Lúcia Rodriguez Sampaio”, ao Centro Comunitário do Jardim Vista Alegre, localizado à Rua Maria Machado Oliveira, 30, Jardim Vista Alegre.