• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Meio Ambiente propõe campanha para incentivar a alimentação vegetariana

Comissão de Meio Ambiente propõe campanha para incentivar a alimentação vegetariana

Objetivo é conscientizar sobre os benefícios à saúde humana, ao meio ambiente e ao bem-estar animal

Data de publicação: 22/02/2024 16:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Meio Ambiente propõe campanha para incentivar a alimentação vegetariana
Comissão de Meio Ambiente propõe campanha para incentivar a alimentação vegetariana

Com o objetivo de incentivar a alimentação vegetariana, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara propôs, na reunião desta quinta-feira, 22 de fevereiro, a criação de uma campanha de divulgação e conscientização baseada na ação “Segunda Sem Carne”, promovida pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). 

De acordo com a presidente da Comissão de Meio Ambiente, Tatiane Lopes (Podemos), o objetivo é que a população entenda que é possível diminuir o consumo de carne, mesmo que apenas um dia da semana, e que esse hábito poderá trazer benefícios para a saúde das pessoas, para o meio ambiente e o bem-estar animal.

A proposta é que a campanha seja criada pelo Núcleo de Imprensa, Cerimonial, Mídia e Multimeios da Câmara, sem custo. A divulgação será feita nas redes sociais do Legislativo e também durante os intervalos da TV Câmara.

Segunda Sem Carne

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, a Segunda Sem Carne do Brasil é a maior do mundo, contando com a participação de parceiros como a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo e das Secretarias da Educação e de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. 

Em uma notícia publicada no site da SVB, cerca de 1 milhão de alunos da rede municipal de educação são beneficiados com o programa e poupam 436 toneladas de carne ao longo de um ano. Ainda de acordo com o texto, a rede estadual de ensino também aderiu ao programa e já alcança 100 municípios no estado de São Paulo. Alguns restaurantes populares do programa Bom Prato também substituem a proteína animal pela vegetal às segundas-feiras desde 2014, informou a instituição. “No ano de 2017, os mais de 4 mil usuários das unidades participantes deixaram de consumir 34 toneladas de carne, colaborando para a redução da pegada ecológica do governo, além de poupar vidas”, ressaltou a SVB.

Comissão

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara é responsável por fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.

Fazem parte do colegiado os vereadores Tatiane Lopes (Podemos), presidente; Airton do Vitório Lucato (PL), vice-presidente, e Helder do Táxi (MDB), secretário.