Colegiado investiga Prefeitura sobre qualidade dos serviços prestados pela Elektro
Na primeira reunião de 2024, nesta terça-feira, 20 de fevereiro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Prefeitura quanto à qualidade dos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica no município, a empresa Elektro Redes S.A. (Neoenergia), aprovou um requerimento solicitando a prorrogação dos trabalhos do colegiado por 90 dias. O pedido ainda precisa ser votado em Plenário, durante a sessão ordinária.
A Comissão também encaminhou ofícios solicitando informações à Elektro. Os parlamentares questionaram sobre o plano periódico de preservação de redes, pontos de risco devido à vegetação e quais ações foram tomadas pela empresa para solucionar o problema, quantidade de equipes responsáveis pela inspeção e manutenção preventiva e sobre as notificações aos responsáveis pela vegetação que apresenta risco à rede elétrica.
A Concessionária também deverá fornecer à CPI informações detalhadas dos investimentos de R$56,5 milhões realizados nos últimos cinco anos e responder quais foram os critérios usados para determinar a alocação dos recursos entre melhoria de rede, expansão e novas ligações. Além disso, os parlamentares querem saber quais áreas do município foram beneficiadas e se existe programação para mais investimentos até o final do contrato de concessão.
Os trabalhos foram transmitidos ao vivo e o vídeo pode ser conferido na íntegra neste link.
A CPI
A CPI é composta pelos vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente; Jorge de Freitas (PSD), relator; Isabelly Carvalho (PT), vice-presidente; Lu Bogo (PL), secretária; e Marco Xavier (Cidadania), membro. Também acompanharam a reunião o procurador legislativo da Câmara, Maroilton Almeida Santos; e o representante da Prefeitura, o procurador Paulo Roberto Barcellos.
O colegiado foi criado pelo Ato da Presidência Nº 32/2023, por meio do Requerimento de CPI Nº 4/2023, de autoria de Elias Barbosa. Todas as deliberações da Comissão são registradas em ata. A próxima reunião acontece na terça-feira, 5 de março, às 14h.