• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova atualização de lei sobre Programa de Uso Consciente da Água

Câmara aprova atualização de lei sobre Programa de Uso Consciente da Água

Proposta de autoria de Jorge de Freitas modifica valores de multas, estagnados desde 2014

Data de publicação: 06/02/2024 10:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara aprova atualização de lei sobre Programa de Uso Consciente da Água
Câmara aprova atualização de lei sobre Programa de Uso Consciente da Água

Com o objetivo de atualizar a Lei Nº 5.460/2014, que institui em Limeira o Programa Municipal de Uso Consciente da Água, a Câmara aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira, 5 de fevereiro, o Projeto de Lei Nº 158/2022, de autoria do vereador Jorge de Freitas (PSD).

A proposta altera o artigo 12 da Lei Nº 5460, atualizando os valores das sanções quando constatado o descumprimento da legislação, ou em caso de denúncia contra o desperdício, comprovada pelo poder público. Na primeira infração, a multa será de sete Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp), o equivalente hoje a R$ 247,52. Já na segunda infração, a multa será de 10,5 Ufesp e na terceira 14 Ufesp.

De acordo com o parlamentar, as multas estavam fixadas em reais desde 2014, sem atualização. Com a alteração proposta por Jorge, os reajustes passam a ser corrigidos automaticamente pelo valor da Ufesp.

“O desperdício de água ainda é observado com muita frequência, quando se utiliza de água tratada em situações em que a mesma não é necessária. Considerando que a escassez de água potável é uma realidade que merece nossa atenção, a economia e o uso consciente da água torna-se uma preocupação não só do município de Limeira, mas também do Brasil e de todo o planeta”, justificou o autor.

O projeto foi aprovado em Plenário e segue para apreciação do prefeito Mario Botion (PSD) para sanção ou veto. Se sancionado, será promulgado e publicado no Jornal Oficial do Município e passa a ser lei.