• Inicio
  • Notícias
  • Primeira sessão ordinária do ano tem seis projetos aprovados na Ordem do Dia

Primeira sessão ordinária do ano tem seis projetos aprovados na Ordem do Dia

Quatro oradores fizeram uso da Tribuna Livre desta semana 

Data de publicação: 05/02/2024 22:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Primeira sessão ordinária do ano tem seis projetos aprovados na Ordem do Dia
Primeira sessão ordinária do ano tem seis projetos aprovados na Ordem do Dia

Na primeira sessão ordinária do ano, a Câmara Municipal de Limeira aprovou seis projetos nesta segunda-feira, 5 de fevereiro. A votação e discussão de matérias marcam o retorno dos trabalhos parlamentares em Plenário, após o período de recesso regimental. Entre os aprovados, quatros itens foram votados em regime de urgência especial. Outras quatro proposições da pauta foram adiadas e uma foi prejudicada por apresentação de substitutivo. 

A Tribuna Livre, momento destinado à fala de munícipes sobre assuntos de interesse da cidade, abordou a abertura do ano legislativo, a gratuidade de tarifa de transporte coletivo, a votação de projeto que possibilita a amplitude dos cargos e funções do suporte pedagógico. 

Participação popular

Hamilton Fernando de Mello Júnior falou sobre o programa Domingão Tarifa Zero, adotado pela Prefeitura de São Paulo para implementar a gratuidade nos ônibus aos domingos. Ele defendeu que as ações também fossem adotadas por Limeira, como forma de fomentar a mobilidade dos cidadãos, a economia do município e a circulação de bens e serviços. 

Em seguida, a professora Rosa Maria Gonçalves usou da Tribuna Livre para apontar problemas referentes ao encaminhamento em regime de urgência de projeto de lei que altera o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal (Projeto de Lei Complementar Nº 4/2024). Ela criticou a falta de diálogo com toda a categoria do magistério sobre a pauta e mencionou o impacto do aumento progressivo para coordenadores, vice-diretores, diretores e ADE em relação aos professores.

O líder religioso Cláudio César Gonçalves, da Comunidade Sal e Luz, discorreu sobre o papel da política na sociedade e orou pela atuação do presidente da Casa, Everton Ferreira (PSD) e demais vereadores e autoridades do município, abençoando o início do ano legislativo. 

Por fim, a coordenadora pedagógica Magali Cristiane Naitzel discursou em defesa do projeto de amplitude salarial (Projeto de Lei Complementar Nº 4/2024). Explicou que há 12 anos a categoria aguarda esse momento de conquista, que é resultado de debates em conferências, reivindicações e lutas democráticas. Explanou que a proposta legislativa traduz o anseio e a necessidade dos profissionais que ingressam no magistério público municipal e buscam a construção de uma carreira.

 As falas de todos os oradores podem ser conferidas na íntegra neste link.  

Resultado da votação da Ordem do Dia:

Aprovado - Projeto de Lei Nº 158/2022, do vereador Jorge de Freitas (PSD), altera a Lei 5.460/2014, que institui no município de Limeira o Programa Municipal de Uso Consciente da Água. 

Adiado - Projeto de Lei Nº 23/2023, do vereador Ju Negão (PV), dispõe sobre isenção de IPTU aos portadores de doenças graves.

Aprovado (urgência especial) - Projeto de Lei Complementar Nº 4/2024, da Prefeitura, que altera dispositivos da Lei Complementar Nº 461/2009, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público Municipal que contém o plano de carreira da categoria, para prever a amplitude nos vencimentos dos profissionais de Suporte Pedagógico.

Aprovado (urgência especial) - Projeto de Lei Complementar Nº 2/2024, da Prefeitura, altera dispositivos da Lei Complementar Nº 622/2011, que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Civil Municipal.

Aprovado (urgência especial) - Projeto de Lei Complementar Nº 1/2024, da Prefeitura, altera dispositivos da Lei Complementar Nº 745/2015, busca adequações na referência dos cargos de técnico de enfermagem e técnico de enfermagem do trabalho, de modo a contemplar o Piso Nacional.  

Aprovado (urgência especial) - Projeto de Lei Complementar Nº 3/2024, da Prefeitura, altera dispositivos da Lei Complementar N° 446/2009, busca adequações na referência do cargo de técnico de enfermagem (Programa Saúde da Família), de modo a contemplar o Piso Nacional. 

Prejudicado - Projeto de Lei Nº 112/2023, dos vereadores que compõem a Comissão de Educação, Elias Barbosa (PSC), Lu Bogo (PL) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), acrescenta parágrafo à Lei Nº 3.649/2003, que dispõe sobre a prestação de assistência à educação de crianças com até cinco anos, para estabelecer obrigatoriedade de que as instituições particulares contratadas comprovem pelo menos 24 meses de efetiva atividade educacional.

Adiado - Projeto de Lei Nº 116/2023, da vereadora Constância Félix (PDT), dispõe sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos produtores, promotores e organizadores de eventos realizados em locais sujeitos à presença do carrapato-estrela (Amblyomma sculptum) informarem sobre o risco de febre maculosa brasileira.  

Adiado - Projeto de Lei Nº 166/2023, da vereadora Mariana Calsa (PL), suprime parágrafos da Lei Ordinária N° 6.327/2019, que assegura aos servidores públicos da administração direta, indireta, autárquica ou fundacional, incluindo os funcionários das fundações mantidas ou instituídas pelo município, redução de carga horária semanal.

Adiado - Projeto de Resolução Nº 52/2023, do vereador Dr. Júlio (União Brasil), acrescenta dispositivos à Resolução Nº 843/2023, que dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal, do projeto "Parlamento Jovem", para tratar sobre o processo de eleição e divulgação do projeto nas escolas públicas e particulares. 

Aprovado - Projeto de Lei Nº 169/2023, da Prefeitura, dispõe sobre a arborização urbana. 

Presenças 

Esta semana, Erika Tank, vice-prefeita, representando o Executivo, usou brevemente a tribuna da Câmara para parabenizar o público presente por estarem no Plenário em busca de seus direitos. Ela também destacou o trabalho dos vereadores em prol da população ao citar a abertura dos trabalhos do Legislativo em 2024. “Passei para falar com o presidente Everton Ferreira e aproveitei para comemorar meu aniversário com vocês e dividir com vocês a alegria de estar completando mais um ano de vida nesta Casa que tanto amo”, declarou.

Durante a sessão, a rainha do Limeira Rodeo Music 2024, Graziele Ribeiro, também esteve no Plenário, para se apresentar aos vereadores. “Agradeço de coração, essa vitória não é só minha. Estou muito orgulhosa de fazer parte dessa história, dessa festa tão linda da nossa cidade. Obrigada a todos”.