• Inicio
  • Notícias
  • Câmara de Limeira aprova nove projetos na última sessão ordinária do ano

Câmara de Limeira aprova nove projetos na última sessão ordinária do ano

Trabalhos do IBGE e adicional de periculosidade para agentes de trânsito foram temas da Tribuna Livre

Data de publicação: 18/12/2023 22:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara de Limeira aprova nove projetos na última sessão ordinária do ano
Câmara de Limeira aprova nove projetos na última sessão ordinária do ano

Na última sessão ordinária do ano, nesta segunda-feira, 18 de dezembro, a Câmara Municipal de Limeira aprovou nove projetos, dois deles entraram na pauta em regime de urgência de votação, e um item foi adiado. A Tribuna Livre, momento destinado à fala de munícipes sobre assuntos de interesse da cidade, abordou os trabalhos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e sobre a defesa do adicional de periculosidade aos agentes de trânsito. As falas podem ser conferidas na íntegra neste link.

Na sessão, também foi lido o relatório final da Comissão de Ética Parlamentar sobre o processo ético-disciplinar instaurado a partir do relatório da Corregedoria da Câmara, que apurou a conduta dos vereadores Anderson Pereira (PSDB) e Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (PSC), e realizada a aplicação das sanções. Para Anderson a penalidade foi censura escrita (advertência) e para Lemão foi agendada uma sessão de julgamento sobre a possibilidade de suspensão por 30 dias. Saiba mais neste link.

Tribunas

O chefe do IBGE de Limeira, Ricardo Verzegnassi, falou sobre o trabalho do órgão e sobre as pesquisas realizadas pela instituição que vão além do censo populacional. Ele usou o espaço para explicar à população que, devido à natureza do trabalho realizado pelos servidores do IBGE, muitas vezes é necessário visitar as residências fora do horário de expediente normal, à noite ou aos finais de semana, o que pode gerar estranheza. Ricardo explicou que é normal e que é possível consultar a veracidade da pesquisa e identificar se o funcionário que bate à porta é realmente servidor do órgão pelo site da instituição.

Outro orador foi Emerson Ramos, que representou os agentes de trânsito, para defender o pagamento do adicional de periculosidade para a classe. Ele citou uma pesquisa do IBGE que apontou que Limeira possui um alto índice de motorização, com cerca de um automóvel para cada dois habitantes da cidade e afirmou que esses dados refletem o desafio para a execução do trabalho dos agentes, que ficam expostos ao risco de morte. “Os diversos agentes de trânsito da nossa cidade, além de estarem sujeitos a agressões físicas, são frequentemente ameaçados, intimidados, alvos de gestos obscenos e palavras pejorativas”, relatou. Ele pediu aos vereadores que intercedam junto à Prefeitura para que ela cumpra a Lei Federal Nº 14.684/2023, que considera perigosas as atividades desenvolvidas pelos agentes de trânsito, com garantia de pagamento de adicional de periculosidade para a função.

Recesso

Essa foi a última sessão ordinária antes do recesso parlamentar que  ocorre todo ano em dois períodos, entre 23 de dezembro e 1º de fevereiro e entre 18 e 31 de julho, conforme o Regimento Interno da Câmara de Limeira. Durante esse intervalo, ficam suspensas as atividades legislativas, como reuniões das comissões, sessões ordinárias e solenes, além da tramitação de projetos, requerimentos e moções. 

O trabalho administrativo executado pelos servidores efetivos e assessores é mantido, com exceção do período entre o dia 23 de dezembro e primeiro de janeiro. Da mesma forma, o trabalho político dos parlamentares e o recebimento de demandas dos munícipes pelos gabinetes não para.

Confira como foi a votação:

Aprovado - Projeto de Lei Nº 147/2023, da Prefeitura, estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2024(LOA). (Redação final)

Adiado - Projeto de Lei n° 65/2022, da vereadora Constância Félix (PDT), que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação do cronograma de manutenções e reformas previstos a serem realizados nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 25/2023, do vereador Dr. Júlio (União Brasil), concede o Título de Cidadão Limeirense a Darci Schiavon de Abreu.

Aprovado - Projeto de Lei Nº 171/2023, da Prefeitura, que altera dispositivos da Lei Nº 5.211/2013, que institui a Política Municipal de Educação Ambiental.

Aprovado - Projeto de Lei Nº 184/2023, da Prefeitura, institui o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que visa propiciar o acolhimento familiar de crianças e adolescentes.

Aprovado - Projeto de Lei Nº 188/2023, da Prefeitura, autoriza o Poder Executivo a repassar o valor de até R$ 120 mil à Companhia de Habitação Popular Bandeirante (COHAB Bandeirante).

Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 33/2023, do vereador Helder do Táxi (MDB), concede o Título de Cidadão Limeirense a Paloma de Fátima Custódio.

Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 35/2023, da vereadora Tatiane Lopes (Podemos), concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem Tatuiby” ao Grupo de Proteção aos Animais Carentes (GPAC).

Urgência especial

Aprovado - Projeto de Lei Complementar Nº 35/2023, da Prefeitura, institui o procedimento de autorregularização tributária no município de Limeira.

Aprovado - Projeto de Lei Complementar Nº 36/2023 - da Prefeitura, altera e acresce dispositivos na Lei Complementar Nº 782/ 2017, que dispõe sobre as diretrizes e normas para a regularização onerosa de construções já edificadas em desconformidade e legalização urbanística no município de Limeira.