• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Saúde ouve demanda de moradores do Geada sobre CSF

Comissão de Saúde ouve demanda de moradores do Geada sobre CSF

Vítor Santos anuncia ampliação de atendimento de hemodiálise no próximo ano

Data de publicação: 07/12/2023 15:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Comissão de Saúde ouve demanda de moradores do Geada sobre CSF

    Comissão de Saúde ouve demanda de moradores do Geada sobre CSF

  • Comissão de Saúde ouve demanda de moradores do Geada sobre CSF

    Comissão de Saúde ouve demanda de moradores do Geada sobre CSF

  • Comissão de Saúde ouve demanda de moradores do Geada sobre CSF

    Comissão de Saúde ouve demanda de moradores do Geada sobre CSF

    A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara recebeu, na reunião desta quinta-feira, 7 de dezembro, representantes de um grupo de moradores do bairro Geada. No encontro, eles pediram a transferência do atendimento no Centro de Saúde da Família (CSF) do Abílio Pedro para o CSF no bairro Belinha Ometto, devido à distância. O secretário de Saúde, Vítor Santos, também esteve presente e apresentou informações sobre o atendimento de hemodiálise no município.

    Participaram da reunião, além dos membros da Comissão, os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL) secretária; e do secretário de Saúde; os moradores do Geada Marcelo Fernandes da Silva e Ariana Oliveira Fernandes.

    De acordo com os representantes, o CSF do Abílio Pedro, que atende a região do Geada, é muito distante e dificulta o deslocamento dos moradores, principalmente dos mais idosos. Nesse sentido, eles solicitaram a transferência do atendimento ao bairro para o CSF Belinha Ometto, que fica mais próximo.

    O secretário de Saúde disse que avaliará a possibilidade de transferência, porém depende da disponibilidade do CSF Belinha Ometto, uma vez que a distribuição dos atendimentos por região segue a capacidade de cada unidade. No entanto, Vitor Santos fez um anúncio aos representantes: “Eu trago uma informação melhor, dentro da programação da saúde, até o fim do mandato, temos uma unidade básica de saúde (UBS) programada para ser construída no Geada, ela será licitada esse mês, acreditamos que até o final do ano que vem terá uma unidade nova lá, com a mesma estrutura da UBS do Campo Belo, um dos projetos mais modernos que a Secretaria tem”, afirmou.

    Enquanto anunciava a nova UBS, Vitor Santos também informou aos parlamentares que, até o segundo semestre do ano que vem, o Cema será entregue, começando a ser licitado ainda este mês. 

    Hemodiálise e oncologia

    Durante a reunião, a Comissão recebeu um ofício em resposta de um questionamento sobre o atendimento dos pacientes de Limeira que realizam hemodiálise fora da cidade. A Secretaria informou que está em negociação com a Santa Casa para ampliação das vagas. 

    Uma vez que o secretário da pasta estava presente, ele explicou que o Governo Federal praticamente dobrou a verba destinada para os tratamentos oncológicos na cidade, de R$6,5 milhões para R$13 milhões. Segundo Vitor, antes a Prefeitura precisava completar os valores destinados à Santa Casa para o tratamento da doença. Com o aporte Federal, os valores reservados pelo Executivo para a oncologia serão realocados para o tratamento da hemodiálise e possibilitarão que a Santa Casa adquira três novas cadeiras, que proporcionarão que os 24 pacientes de Limeira, que hoje fazem tratamento fora, possam ser atendidos na cidade.

    Cirurgias eletivas

    Questionado pela Comissão sobre as cirurgias eletivas, o secretário esclareceu que há uma demanda represada ainda em decorrência da pandemia de covid-19 e que o atendimento desses pacientes depende da estrutura dos hospitais da cidade. Como exemplo, Vítor citou a Santa Casa, na qual cerca de 70% das cirurgias realizadas são provenientes do atendimento de urgência que o hospital realiza e somente 30% são referentes a cirurgias eletivas.

    O titular da pasta da saúde explicou aos vereadores que a estrutura de atendimento da cidade hoje está limitada à demanda represada. “Esperamos que, à medida em que vamos realizando os mutirões e vá terminando esse represamento decorrente do covid, a gente chegue no equilíbrio entre a demanda e a prestação de serviço, que é o ideal”, pontuou.

    Vitor disse também que está em tratativas com os hospitais Humanitária e Regional de Piracicaba para o atendimento de algumas especialidades para desafogar a Santa Casa. 

    Comissão

    A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira. 

    Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL) secretária. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 10h30 e todas as deliberações são registradas em ata

    .