Munícipes devem cadastrar dados e relatar dificuldades em formulário no site da Câmara
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Prefeitura quanto à qualidade dos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica no município, a empresa Elektro Redes S.A. (Neoenergia), criou um canal de comunicação para que consumidores possam registrar seus problemas com o fornecimento de energia elétrica no site da Câmara. No formulário, os munícipes devem informar dados pessoais e um breve relato das dificuldades enfrentadas. O anúncio do lançamento do canal foi feito durante a reunião do colegiado nesta terça-feira, 28 de novembro.
Os dados solicitados no formulário são nome completo, código do cliente (CDC), endereço e telefone. O usuário também deve informar se teve perdas materiais, o período em que ficou sem energia e fazer um breve relato do seu caso.
“Nós precisamos atender a todos com igualdade e, nesse sentido, aqueles que são mais prejudicados nos bairros específicos, na zona rural em específico, precisam de uma atenção diferenciada da Concessionária. Porém, é preciso que estas reclamações sejam registradas de uma forma oficial, para que nós possamos cobrar”, explicou o presidente da CPI, vereador Elias Barbosa (Podemos).
Reunião
Durante a sessão, os parlamentares elaboraram requerimentos de informações à Prefeitura e à empresa Elektro e agendaram a próxima reunião do colegiado para o dia 12 de dezembro, às 14h. Todas as deliberações foram registradas em ata. Os trabalhos da CPI são transmitidos pelos canais de comunicação da Câmara no Youtube, Facebook e site e o vídeo desta reunião pode ser conferido na íntegra neste link.
Para a Prefeitura, a Comissão pediu a quantidade de solicitações de poda de árvores feitas pela Câmara Municipal nos últimos cinco anos e quantos pedidos foram atendidos, quantos pedidos foram feitos pelo serviço 156 nos últimos cinco anos e quantos foram atendidos. Outro questionamento foi quanto à substituição de árvores que necessitam de poda de mais de 50% da copa, os parlamentares querem saber quantas substituições foram feitas nos últimos sete anos e se a legislação que dá essa permissão está sendo atendida pelo Executivo.
A Elektro também deverá informar quantas solicitações de podas de árvores foram feitas à empresa nos últimos cinco anos e quantos pedidos foram atendidos. Os parlamentares questionaram ainda a quantidade de interrupções de energia provocadas por queda de árvores ou galhos na fiação elétrica nos últimos cinco anos, qual o tempo médio de restabelecimento de energia, como são realizadas as manutenções na rede e se existe trabalho de prevenção.
A CPI
A CPI é composta pelos vereadores Elias Barbosa (Podemos), presidente; Jorge de Freitas (PSD), relator; Isabelly Carvalho (PT), vice-presidente; Lu Bogo (PL), secretária; e Marco Xavier (Cidadania), membro. Também acompanharam os trabalhos o procurador legislativo da Câmara, Maroilton Almeida Santos; e o representante da Prefeitura, o procurador Paulo Roberto Barcellos.
O colegiado foi criado pelo Ato da Presidência Nº 32/2023, por meio do Requerimento de CPI Nº 4/2023, de autoria de Elias Barbosa.