• Inicio
  • Notícias
  • Sessão Ordinária: Câmara aprova seis projetos durante a Ordem do Dia

Sessão Ordinária: Câmara aprova seis projetos durante a Ordem do Dia

Homenagem, projeto de patinação, segurança pública e condições das escolas foram temas abordados na Tribuna Livre

Data de publicação: 21/11/2023 22:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Sessão Ordinária: Câmara aprova seis projetos durante a Ordem do Dia
Sessão Ordinária: Câmara aprova seis projetos durante a Ordem do Dia

Nesta terça-feira, 21 de novembro, a Câmara de Limeira aprovou seis projetos, um deles foi colocado em regime de urgência especial na pauta de votação. A Tribuna Livre, parte da sessão ordinária destinada ao uso da palavra por munícipes para tratar de assuntos de interesse da cidade, teve como temas uma homenagem ao Poder Legislativo Municipal, projeto Patina Limeira, segurança pública e condições estruturais das escolas municipais e estaduais. As falas podem ser conferidas na íntegra neste link.

Tribunas

Márcio Galvão, representando o Colégio Yadah, usou a Tribuna para prestar uma homenagem à Câmara Municipal, pelo trabalho que presta para a cidade. “Sei o quanto é difícil estar aqui, mas tenho certeza que quando vocês deitam nas suas camas vocês dormem em paz pois o trabalho está concluído dentro do que foi possível”, declarou. Ele encerrou a fala realizando uma oração pelos parlamentares.

Mayra Milene da Luz discorreu sobre o projeto Patina Limeira na Tribuna Livre. Ela disse que é um projeto de patinação que ocorre às segundas-feiras no Parque Cidade, atendendo 90 crianças e cerca de 20 adultos. Ela pediu ajuda para conquistar melhorias para o projeto, como impedir o estacionamento de carros das 19h às 21h e melhoria na iluminação. Segundo a oradora, o projeto é social e nenhuma taxa é cobrada. 

Em sua participação, Vicente Soares da Costa Júnior falou sobre segurança pública. Ele afirmou que a cidade se expandiu territorialmente, mas o efetivo da Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil não cresceu. “Nossa sensação de segurança está minguando, precisamos poder ver a polícia na rua”, comentou. Ele pediu ajuda dos parlamentares e da Prefeitura para trazer a Operação Delegada para Limeira.  

Encerrando as tribunas da noite, Juliana de Andrade Tenório usou o espaço para falar sobre as condições estruturais das escolas municipais e estaduais. Ela pediu que os vereadores da Comissão de Educação da Casa façam uma moção para a Prefeitura e para o Governo do Estado pedindo a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula da cidade. Ela pontuou que o calor excessivo interfere no aprendizado das crianças e adolescentes, principalmente daqueles que possuem algum tipo de deficiência, como o Transtorno do Espectro Autista, por exemplo. 

Confira como foi a votação:

Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo 6/2023, do vereador Everton Ferreira (PSD), concede o Título de Cidadão Limeirense a Marcelo Francisco Britto.

Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 10/2023, do vereador Marco Xavier (Cidadania), concede o Título de Cidadão Limeirense a Hélio Mauro Missono. 

Aprovado - Projeto de Lei nº 89/2023, do vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), perpetua o nome de José Pereira dos Santos na Rua Projetada 4, do Loteamento denominado Residencial Vile I. 

Aprovado - Projeto de Resolução Nº 48/2023, do vereador Dr. Júlio (União Brasil), institui, no âmbito da Câmara Municipal de Limeira, o programa “Árvore da Vida”, que dispõe sobre medidas para a promoção, preservação do meio ambiente e educação ambiental por meio do plantio de uma muda de árvore, preferencialmente nativas da região, pelas crianças das redes pública e privada.

Adiado - Projeto de Lei Nº 145/2023, do vereador Helder do Táxi (MDB), declara de utilidade pública a Associação Limeirense do Autismo um Mundo Melhor – ALAMM.

Aprovado - Projeto de Lei Nº 167/2023, da vereadora Lu Bogo (PL), perpetua o nome de Luiz Garcia Galves no Sistema de Recreio, localizado na Rua Jacob Krambeck, no bairro Chácara Boa Vista.

Urgência especial

Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 29/2023, do vereador Jorge de Freitas (PSD), concede o Diploma “Professora Eliza Gabriel da Costa” às mulheres negras que se destacam no desenvolvimento de atividades que impactam positivamente na sociedade, nos termos da Resolução Nº 797/2021.