• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova alteração em lei que trata do Regime de Previdência Complementar

Câmara aprova alteração em lei que trata do Regime de Previdência Complementar

Proposta visa garantir direito do beneficiário que se desvincula da Administração Pública

Data de publicação: 10/10/2023 12:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara aprova alteração em lei que trata do Regime de Previdência Complementar
Câmara aprova alteração em lei que trata do Regime de Previdência Complementar

A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira, 9 de outubro, o  Projeto de Lei Complementar Nº 24/2023, de autoria da Prefeitura, que altera a redação da Lei Complementar Nº 896/2022, que institui o Regime de Previdência Complementar (RPC) no âmbito do município de Limeira.

A alteração condiciona a concessão dos benefícios programados ao participante do RPC à concessão do benefício de aposentadoria pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município ou à finalização do vínculo com o empregador.

Segundo a Prefeitura, a desvinculação com a Administração Pública se dá por diversas formas e não só pela concessão da aposentadoria, como exoneração e falecimento, por exemplo e a Lei Complementar Nº 896/2022 não previa essa possibilidade, condicionando a concessão do benefício exclusivamente à concessão de benefício pelo RPPS. 

“Assim, é imprescindível a alteração ora proposta, pois é direito subjetivo do beneficiário que adere ao RPC não ter a condicionante aposentadoria no RPPS , diante de outras formas de desvinculação ao regime jurídico que está atrelado”, explicou.

O projeto foi aprovado em Plenário, segue para sanção do prefeito Mario Botion (PSD) e entra em vigor após publicação no Jornal Oficial do Município.