Reclamação de usuária do plano Hapvida foi pautada em reunião do colegiado
A demora no serviço de transporte para remoção de paciente oncológico infantil pelo plano Hapvida foi pauta da reunião da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, dos Direitos do Consumidor, dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos do Idoso nesta quinta-feira, 5 de outubro. O colegiado ouviu esclarecimentos do diretor médico da Medical, Rafael Camargo, que contribuiu com a intermediação com o setor responsável pela regulação de transporte na região.
A reunião foi motivada por denúncia da família de uma criança de quatro anos de idade que foi diagnosticada com leucemia linfóide aguda e iniciou o tratamento no Hospital Materno-Infantil Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto (SP), encaminhada pelo próprio plano de saúde. A paciente reside em Limeira e depende do agendamento de transporte para ir e voltar até Ribeirão Preto.
Entre as dificuldades do serviço apontadas pelos familiares da criança estão: demora no retorno do agendamento do transporte, mudança de motorista de última hora, atraso no retorno para Limeira após a paciente receber quimioterapia, morosidade na chegada de bolsa de sangue para transfusão.
Mediação
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos do Consumidor convidou o diretor do hospital Medical, vinculado à empresa Hapvida em Limeira, o médico Rafael Camargo, para contribuir com a intermediação da demanda com o plano. Ele participou da reunião desta semana e explicou que, mesmo não estando envolvido diretamente no fluxo desse serviço, procurou a família para oferecer suporte.
O diretor descreveu que o sistema de transporte não é gerido pelo hospital e existe uma central de regulação que atende a região. A equipe da unidade entrou em contato com os setores responsáveis no plano de saúde solicitando para priorizar o mais breve possível o atendimento de pacientes oncológicos, especialmente crianças, que necessitam do serviço.
“Todo mundo tem que receber 100% de atenção, mas eu entendo que para uma criança, enfrentando um tratamento agressivo como esse, ou quando lidamos com algumas especialidades como paciente oncológico, temos que fazer o possível e o impossível para prestar um atendimento acima de 100%”, considerou Rafael Camargo.
Ele explicou que iniciou as tratativas com os gestores responsáveis pela logística de remoção para que seja garantida a assistência imediata, não somente da paciente que buscou o Legislativo, mas de todos os pacientes. O diretor se colocou à disposição da família, fornecendo contato direto dele e da equipe de assistência social, para mediar qualquer dificuldade que surgir no serviço. Informou ainda aos vereadores que essa mesma orientação será repassada à central de atendimento, diante do recebimento de novas reclamações.
Reuniões
Integram a Comissão a vereadora Isabelly Carvalho (PT), presidente; os vereadores João Bano (Podemos), vice-presidente; e Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), secretário. As reuniões ocorrem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 9h30.
O colegiado é responsável por analisar proposituras voltadas às temáticas abrangidas pelo colegiado, bem como acolher e investigar denúncias de violações de direitos e fiscalizar as ações voltadas à proteção de direitos, sejam individuais, coletivos ou do consumidor.
Na reunião desta semana, os membros elaboraram pareceres favoráveis a quatro projetos, conforme a ata.