• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Meio Ambiente recebe demandas de moradores sobre colheita de cana-de-açúcar

Comissão de Meio Ambiente recebe demandas de moradores sobre colheita de cana-de-açúcar

Representantes das Chácaras Santa Helena pedem abertura de diálogo com Usina

Data de publicação: 05/10/2023 17:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Comissão de Meio Ambiente recebe demandas de moradores sobre colheita de cana-de-açúcar

    Comissão de Meio Ambiente recebe demandas de moradores sobre colheita de cana-de-açúcar

  • Representantes das Chácaras Santa Helena pedem abertura de diálogo com Usina

    Representantes das Chácaras Santa Helena pedem abertura de diálogo com Usina

    A Comissão de Meio Ambiente da Câmara recebeu, na reunião desta quinta-feira, 5 de outubro, representantes do Condomínio Residencial Chácaras Santa Helena, localizado no bairro do Ferrão. O objetivo foi expor aos parlamentares a situação dos moradores que convivem com o barulho causado pelas máquinas de colheita de cana-de-açúcar da Usina São João, que atua na região, e pedir que o colegiado faça a mediação do diálogo entre as partes.

    Participaram da reunião, além dos membros da Comissão, vereadores Tatiane Lopes (Podemos), presidente; e Helder do Táxi (MDB), secretário; os representantes do condomínio Adriana Lopes da Silva Ferraz, Sebastião Marcondes Ferraz e Grasiele Moraes Roberto.

    Os moradores relataram os principais problemas enfrentados durante o período da colheita, que acontece em agosto. Segundo eles, a poeira, o odor provocado pela pulverização e o ruído causado pelas máquinas são os maiores incômodos.

    Segundo os representantes, as máquinas costumam fazer a colheita próximo das residências durante o período noturno, na madrugada e aos finais de semana. Outro barulho que causa transtorno é a pulverização feita por aviões, que acontece entre às 5h e 8h da manhã, que voam muito próximo às casas. 

    A circulação dos veículos próximo às residências é outro motivo de preocupação dos moradores, pois eles manobram muito próximo às casas e podem causar acidentes, segundo informaram os representantes. A poeira causada pelo tráfego também é um incômodo.

    “Nós reconhecemos a importância do cultivo da cana, que gera emprego e renda, o que pedimos é uma abertura de diálogo com a empresa para minimizar os impactos causados pela colheita”, afirmam os representantes, que sugerem soluções como respeitar o descanso noturno dos moradores, deslocando as máquinas para colherem em áreas mais distantes durante este período, bem como molhar as vias com caminhões pipas para diminuir a poeira.

    Para estabelecer o diálogo entre as partes, a Comissão vai convidar um representante da Usina São João e a secretária de Meio Ambiente, Simone Zambuzi, para uma reunião no dia 19 de outubro, às 15h. 

    Comissão

    A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara é responsável por fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.

    Fazem parte do colegiado os vereadores Tatiane Lopes (Podemos), presidente; Airton do Vitório Lucato (PL), vice-presidente, e Helder do Táxi (MDB), secretário. As reuniões ocorrem às quintas-feiras, às 15h. Todas as deliberações são registradas em ata.