Acomodação de idosos transferidos motivou diligência
A Comissão de Saúde da Câmara visitou o Hospital Humanitária nesta quinta-feira, 28 de setembro. O objetivo foi verificar como estão acomodados os idosos que foram transferidos da Clínica Mantovani para a instituição.
Na visita ao Hospital Humanitária, os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente; Terezinha da Santa Casa (PL) secretária; e Lu Bogo (PL); foram acompanhados por Eduardo Dermonde, diretor da instituição; pela enfermeira responsável pelo Pronto Atendimento (PA), Gislaine Piovani; e pela enfermeira coordenadora da enfermagem, Samanta Braga.
Segundo Eduardo, o hospital disponibilizou de forma emergencial 12 leitos para a Prefeitura e parte deles foram utilizados para os pacientes transferidos da clínica Mantovani. Os vereadores verificaram os leitos que estão acomodando os idosos, que recebem medidas de conforto, atendimento de enfermagem e assistência médica. O hospital recebeu oito idosos, dos quais um veio a óbito e outro foi transferido, os que ainda estão no hospital ocupam os leitos de longa permanência e também aguardam a transferência.
Os parlamentares também visitaram as instalações do hospital, nas quais a Humanitária atende cerca de 200 pacientes no PA Adulto e 80 no Infantil por dia. Segundo Samanta, a instituição conta com dois médicos plantonistas para atendimento de adultos e dois para atendimento de crianças durante o dia. No período noturno fica somente um plantonista para o PA Infantil.
A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.
Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL) secretária.